Zona Sul tem seis pontos impróprios para banho
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira23 de Janeiro de 2025

Verão

Zona Sul tem seis pontos impróprios para banho

Boletim da Fepam traz uma mudança, com liberação do rio Piratini, em Pedro Osório e Cerrito, pela primeira vez na temporada

Por

Zona Sul tem seis pontos impróprios para banho
Locais proibidos são identificados com placas colocadas pela Fepam. (Foto: Jô Folha)

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, na sexta-feira, o quarto boletim do projeto Balneabilidade 2024-2025. O resultado atual mostra que o cenário continua parecido ao da última semana na Zona Sul. São seis pontos impróprios para banho.

Cinco deles estão localizados em Pelotas, no Laranjal, e um em São Lourenço do Sul, na praia das Ondinas.

O resultado é baseado nas análises das últimas cinco semanas de coletas nas águas. Essa é a oitava semana de verificação do projeto Balneabilidade, em que as primeiras coletas foram realizadas em 17 de novembro de 2024.

Os boletins seguirão sendo publicados todas às sextas-feiras, no site e redes sociais da Fepam, até a última semana de fevereiro.

Pontos próprios

Em Rio Grande, na praia do Cassino, em Santa Vitória do Palmar, na praia do Hermenegildo, todos os pontos são considerados próprios para banho.

A única mudança no novo boletim é que os dois pontos considerados impróprios para banho em Pedro Osório (balneários Cerrito e Pedro Osório, no rio Piratini) agora estão com as águas consideradas próprias.

Pontos que estão impróprios para banho nesta semana

Pelotas
Santo Antônio – rua Bagé
Valverde – avenida Senador Joaquim A. Assumpção
Santo Antônio – rua São José do Norte
Valverde – Trapiche
Santo Antônio – avenida Rio grande do Sul

São Lourenço do Sul
Praia das Ondinas

Como é feita a classificação

Para a classificação das águas como própria ou imprópria, são analisados níveis da bactéria Escherichia coli (E.coli). Nos balneários de Pelotas, também são consideradas as cianobactérias.
O resultado está condicionado a cinco semanas de monitoramento.

Se, ao longo desse período, duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou, ainda, se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que dois mil para E.coli, o ponto será classificado como impróprio.

O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50 mil células.

Acompanhe
nossas
redes sociais