Zona Sul tem seis pontos impróprios para banho

Verão

Zona Sul tem seis pontos impróprios para banho

Boletim da Fepam traz uma mudança, com liberação do rio Piratini, em Pedro Osório e Cerrito, pela primeira vez na temporada

Por

Zona Sul tem seis pontos impróprios para banho
Locais proibidos são identificados com placas colocadas pela Fepam. (Foto: Jô Folha)

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, na sexta-feira, o quarto boletim do projeto Balneabilidade 2024-2025. O resultado atual mostra que o cenário continua parecido ao da última semana na Zona Sul. São seis pontos impróprios para banho.

Cinco deles estão localizados em Pelotas, no Laranjal, e um em São Lourenço do Sul, na praia das Ondinas.

O resultado é baseado nas análises das últimas cinco semanas de coletas nas águas. Essa é a oitava semana de verificação do projeto Balneabilidade, em que as primeiras coletas foram realizadas em 17 de novembro de 2024.

Os boletins seguirão sendo publicados todas às sextas-feiras, no site e redes sociais da Fepam, até a última semana de fevereiro.

Pontos próprios

Em Rio Grande, na praia do Cassino, em Santa Vitória do Palmar, na praia do Hermenegildo, todos os pontos são considerados próprios para banho.

A única mudança no novo boletim é que os dois pontos considerados impróprios para banho em Pedro Osório (balneários Cerrito e Pedro Osório, no rio Piratini) agora estão com as águas consideradas próprias.

Pontos que estão impróprios para banho nesta semana

Pelotas
Santo Antônio – rua Bagé
Valverde – avenida Senador Joaquim A. Assumpção
Santo Antônio – rua São José do Norte
Valverde – Trapiche
Santo Antônio – avenida Rio grande do Sul

São Lourenço do Sul
Praia das Ondinas

Como é feita a classificação

Para a classificação das águas como própria ou imprópria, são analisados níveis da bactéria Escherichia coli (E.coli). Nos balneários de Pelotas, também são consideradas as cianobactérias.
O resultado está condicionado a cinco semanas de monitoramento.

Se, ao longo desse período, duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou, ainda, se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que dois mil para E.coli, o ponto será classificado como impróprio.

O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50 mil células.

Acompanhe
nossas
redes sociais