Aos 22 anos, Léo Ferraz disputará em 2025 o seu terceiro Campeonato Gaúcho da carreira, o primeiro pelo Pelotas, que ele ajudou a colocar na elite ao marcar quatro gols na Divisão de Acesso do ano passado. O atacante foi revelado nas categorias de base do rival Brasil. No Bento Freitas teve a primeira experiência profissional e jogou dois Gauchões.
Hoje em outro momento da carreira, Léo Ferraz acredita que a passagem pelo Lobo e a chance de jogar a primeira divisão estadual como protagonista no elenco, coloca 2025 como a fase mais importante de sua carreira.
“Acredito que é um começo de uma coisa maior, de objetivos maiores que eu possa alcançar, mas com certeza no momento é a parte mais importante da minha carreira”, disse o jogador em entrevista coletiva na Boca do Lobo.
No ano passado, em grande parte dos 19 jogos que disputou, o atacante saiu do banco de reservas. Warlei foi o titular e marcou seis gols. Ambos permanecem para a nova temporada.
Porém, nos três jogos-treinos da pré-temporada, Léo Ferraz jogou no time do primeiro tempo, enquanto Warlei atuou na etapa final em dois dos três testes. Contra o Guarany ele ficou de fora por motivo não divulgado pelo clube.
Sobre a disputa pela titularidade na posição, Léo Ferraz encara como algo positivo e destaca a amizade com o colega de posição. “A gente tem uma relação muito boa, um ajuda o outro. Quando a competitividade acontece no grupo um ajuda o outro a melhorar, sempre em prol do grupo”, afirma.
Jogo-treino em Bagé
Hoje o Pelotas vai até Bagé enfrentar o Guarany, às 17h30min. Será o quarto jogo-treino do Lobo na pré-temporada. Será mais uma oportunidade para Ariel Lanzini preparar a equipe para o Gauchão. Léo Ferraz não deu pistas sobre escalação. Para o atacante essas partidas o resultado não é o foco e sim a chance de se preparar contra os rivais da primeira fase.
“A evolução da equipe, o desempenho, tanto nas ações ofensivas como nas ações defensivas, a compactação, o entendimento dos atletas. É importante tu ganhar, com certeza é sempre importante vencer, mas o que a gente procura mais é dar foco no desempenho da equipe”, comenta o atacante.
Pré-temporada
O Pelotas está em pré-temporada oficialmente desde o dia 20 de novembro, sendo a primeira equipe entre as 12 do Gauchão a iniciar a preparação. O centroavante áureo-cerúleo destaca que o grupo vem aproveitando bem o período de treinos, até porque o jogador admite que a sequência de oito jogos em pouco mais de 20 dias não permitirá que a equipe consiga treinar entre as rodadas.
“A gente está bem preparado, aproveitamos bem o tempo que tivemos, ainda tem mais uma, duas semanas de treinos, então acredito que a gente está pronto”, disse o centroavante do Pelotas.
Sequência do trabalho
Assim como Léo Ferraz, quase toda comissão técnica permaneceu para 2025, ente eles o técnico Ariel Lanzini. A sequência do trabalho é outro fator que Léo Ferraz destaca como positivo para o Pelotas chegar ainda mais preparado no Gauchão.
“A gente já está mais acostumado com a comissão, o jeito de trabalhar, as ideias que o Ariel gosta de impor. Então a gente procura ajudar os jogadores que vão chegando”, complementa o atleta.
Elenco do Pelotas
Goleiros
- Jorge
- Ari Felipe
- Murilo Boaro
Laterais-direitos
- Vidal
- Duda Haas
- Guilherme Gusso
Zagueiros
- Yuri
- Heverton
- João Vila Verde
- Victor Massaia
- Jacone
Laterais-esquerdos
- Bruno Ré
- Bryan Gabriel
- Tiago Troleze
Volantes
- Bruno Luiz
- Venício
- Robson Lopes
- Mateus Silva
- João Lucas
Meias
- Cesinha
- Marcelinho
- João Bosenbecker
Atacantes
- Warlei
- Léo Ferraz
- Emerson
- Ruster
- Luizinho
- Bruno Inácio