O título da Associação Brasil Futsal (ABF) na Série Ouro da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), há duas temporadas, vai virar documentário. Será lançada até abril a produção do jornalista e assessor de imprensa do Rubro-Negro, Diego Winter de Freitas, que carrega no nome a definição de 2022 como “o ano mágico do futsal lourenciano”. A obra é financiada pela Lei Paulo Gustavo, do governo federal, e já começou a ser produzida.
“A gente reuniu bastidores, situações envolvendo a nossa caminhada daquele título, que ocorreu no primeiro ano da ABF aqui e acabou ajudando a transformar o cenário do futsal em São Lourenço e servir também de exemplo para o estado inteiro. Foi um ano mágico, incrível, que agora a gente procura retratar buscando elementos, personalidades, comunidade, todos que, de certa forma, fizeram parte dessa conquista”, conta Diego.
A expectativa é que o documentário integre as comemorações do aniversário de São Lourenço do Sul, celebrado em 26 de abril. Para o idealizador da obra, o legado da conquista de 2022 pode ser maximizado e se perpetuar como propulsor da modalidade na cidade e na região. “Além do elemento histórico, há o elemento também de despertar nos jovens a prática do esporte e contar essa história também dentro das escolas”, completa.
O título
A inédita conquista estadual de uma equipe lourenciana aconteceu em 17 de dezembro de 2022. No ginásio do Esporte Clube São Lourenço, a ABF bateu o BGF, de Bento Gonçalves, por 6 a 3 durante o tempo normal e 4 a 0 na prorrogação. Maurício Peres, Natã Clei (dois), Rafinha, Bed, Léo Jaques (três), Dieguinho e Kevin (contra) marcaram os gols da ABF.
Na campanha sob comando do técnico Marcelo Neves, o Rubro-Negro somou oito vitórias, três empates e quatro derrotas. O artilheiro do time foi Léo Jaques, autor de 18 gols. Foi a primeira temporada da ABF em São Lourenço do Sul após deixar Pelotas, onde foi fundada anos antes.