A música está prestes a ganhar novos rostos na comunidade pelotense com o começo das atividades da primeira Orquestra Jovem Sesc do Rio Grande do Sul. A aula inaugural do projeto, que visa fomentar a sensibilização musical, instrumental e social entre os jovens da região, será segunda-feira (6) no Sesc Pelotas, rua Félix da Cunha, 811. A atividade, que acontecerá das 14h às 18h, reunirá alunos, professores e autoridades, celebrando o início das aulas e a formação da orquestra.
Com 40 alunos, 20 para a classe de violino, 10 para a classe de viola, seis para a classe de violoncelo e quatro para a classe de contrabaixo. A Orquestra Jovem Sesc, inédita no Estado, tem o objetivo de estimular o desenvolvimento artístico individual do aluno, com um trabalho de socialização e vivência musical em conjunto, oferecendo, por meio das aulas, ensaios e apresentações musicais, atividades que contribuam para a formação da cidadania dos integrantes.
No primeiro mês de encontros, os alunos poderão vivenciar o 13º Festival Internacional Sesc de Música e ter contato com as Orquestras Jovens Sesc de outros Estados. A partir de 20 de janeiro, estarão em Pelotas representantes dos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Roraima e Sergipe.
“Pelotas, a casa do Festival Internacional Sesc de Música, conta, a partir de agora, com a primeira Orquestra Jovem Sesc do Rio Grande do Sul. Essa é mais uma iniciativa de promoção e fomento da cultura, não só musical, mas também instrumental e social, que nasce como uma amplificação duradoura do trabalho que realizamos há quase treze edições com o festival e que se torna um legado contínuo da sensibilização musical na comunidade”, afirma Luis Fernando Parada, diretor do Sesc Pelotas.
Momento especial
A Orquestra Jovem pelotense terá como regente o maestro e compositor Thiago Perdigão, mestre em Regência Orquestral. “Vai ser um momento bem especial, vai ser muito importante para Pelotas. Esse é um modelo muito interessante de projeto que o Sesc faz no Brasil inteiro, mas aqui será ainda mais interessante porque vai ter a bolsa para os jovens músicos, o que não ocorre em todos os projetos”, comenta o regente.
Entre os professores, está o músico Negrinho Martins, que também desenvolve um projeto social, o Orquestrando Sonhos. Martins é responsável pelas aulas de contrabaixo. “Estamos muito felizes por fazer parte deste projeto. Acredito que será muito bom para a comunidade e principalmente para estes jovens. Uma iniciativa muito importante para nossa cidade e região”, fala. Também são professores Igor Amaral (violino), Aline Hartwig (viola) e Clara Lamonaca (violoncelo).
Arte Sesc
É um dos pilares prioritários para o Sesc-RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística. Mais informações: Com o Sesc Pelotas pelo WhatsApp (53) 99131-3176