Quase um ano depois de ser restaurado e reinstalado no local de origem, o monumento Velas ao Vento foi reinaugurado e voltou a funcionar no último final de semana. Junto à estrutura projetada pelo arquiteto Fernando Sparemberg, água e luzes garantem um efeito especial ao paisagismo do local que fica na rótula Jornalista Álvaro Piegas, no balneário Santo Antônio. O restauro teve o apoio das empresas BR Metalúrgica e Alltec Internet Fibra Ótica e participação do Sanep, além de patrocínio da Biscoitos Zezé.
O processo de recuperação se iniciou em 2021, quando Sparenberg informou à Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) sobre as condições da estrutura que estava na iminência de cair. Erguida no chafariz, entre as avenidas da praia e a José Maria da Fontoura, quase em frente ao Shopping Mar de Dentro, a obra faz alusão às práticas náuticas comuns nas águas da Lagoa dos Patos e pode ser vista em todos os ângulos. Na época, a primeira análise, constatou que a manutenção não poderia ser feita no local. O monumento foi transportado para a metalúrgica BR, que na época se ofereceu para restaurar gratuitamente. Em uma segunda análise, o laudo indicou que não havia como ser aproveitada a mesma estrutura devido ao estado de degradação.
Os custos ficaram elevados e a iniciativa privada garantiu o restauro. Com o proprietário da Metalúrgica BR, Benjamin Rodriguez Ramalho, e o patrocínio da empresa Biscoitos Zezé, que também aderiu ao projeto Adote uma Área Verde da SQA, foi possível refazer a peça que pesa quase duas toneladas. O monumento foi reinstalado no final de janeiro deste ano.
Empresas que apoiam a cidade
Para a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) é um momento de muito simbolismo. “As empresas que viabilizaram essa reinauguração do Velas ao Vento são grandes parceiras, reunindo pessoas que apostam em Pelotas. O projeto Adote uma Área Verde é muito importante, é capaz de dotar a cidade de espaços de qualidade e, no caso do chafariz, muitas mãos se uniram”, observa. Ao final da cerimônia ela acionou o botão, ligando os jatos de água do chafariz que, pouco depois, acendeu suas luzes valorizando a paisagem.
De acordo com a direção dos Biscoitos Zezé, a empresa foi procurada pela SQA que está em busca de um patrocinador para a fabricação da peça. Foram investidos R$ 30 mil para a reconstrução, além da parte realizada pelo Sanep para a recuperação das águas e a doação das lâmpadas por uma empresa. “A Biscoitos Zezé tem como princípio ser sempre parceiros de ações que envolvam a qualificação da cidade, cultura, esporte e projetos locais”, diz a direção por meio de nota.