Pesquisa aponta crescimento de 6% nas vendas de Natal

nos supermercados gaúchos

Pesquisa aponta crescimento de 6% nas vendas de Natal

Em Pelotas, algumas redes registraram acréscimo que vão de 5% a 8%

Por

Pesquisa aponta crescimento de 6% nas vendas de Natal
Carnes bovinas apresentaram redução nas vendas, segundo o estudo, sendo substituídas por salsichão. (Foto: Cíntia Piegas)

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) estima crescimento de 6% nas vendas de Natal comparadas ao mesmo período de 2023. O resultado foi puxado por pequenos presentes, como caixas de bombons e panetones e também pelo desempenho acima da média dos supermercados localizados no litoral.

Parte do saldo positivo se deve a realização de promoções para as comemorações, assim como mais dias para a organização das compras, visto que a véspera do Natal foi celebrada em uma terça-feira. De acordo com o presidente da  Agas, Antônio Cesar Longo, o consumidor também mostrou que está muito atento aos preços, visto o encurtamento da renda em 2024.

“Enquanto algumas categorias cresceram até 30%, como no caso dos bombons, outras tiveram queda de vendas, pelo seu preço. É o caso das carnes bovinas, que no churrasco do dia 25 foram muito substituídas pelo salsichão, mostrando a atenção do cliente ao preço dos produtos”, sublinha Longo.

O dirigente aponta que o pagamento do 13º salário nos dias antecedentes ao Natal foi decisivo para o aumento de vendas, já que cerca de 20% dos valores aportados na economia pelo 13º salário ficaram nos caixas de supermercados para a aquisição de presentes e produtos para a ceia.

Cenário em Pelotas

Duas redes de supermercados em Pelotas, o Paraíso e o Nicolini, tiveram crescimento projetado entre 5% a 8% nas vendas comparativas a 2023. De acordo com o diretor de relacionamento do Nicolini, Selmo Dias, as vendas em dezembro devem ter alta entre 8% a 10%.

“Como temos uma boa capacidade de estocagem, antecipamos as compras da indústria e com isso foi possível fazer maior chamariz para as vendas. Disponibilizar flexibilidade para o pagamento foi outro ponto determinante”, comenta Dias. Dentro os itens mais comercializados, estão as aves natalinas, bebidas e especialmente os insumos para churrasco, assim como as carnes em geral.

No supermercado Paraíso, o crescimento registrado foi de 5%, mas com lojas que faturaram até 11% a mais do que no mesmo período de 2023. “No ano passado a véspera de Natal caiu em um domingo e com isso se tornou um final de semana comum. Neste como o feriado caiu em meio de semana, naturalmente dá um plus no movimento”, avalia o gerente geral, Manoel Savedra Filho.

Para as vendas de ano novo, as duas redes com lojas em Pelotas projetam aumentar o faturamento entre 8% a 10%. De acordo com a pesquisa da Agas, a expectativa é de que o comportamento de compras no Natal seja semelhante para as festas de Réveillon, com crescimento de vendas na casa dos 5% a 7% em relação ao ano passado. Devem ganhar maior destaque itens como lentilhas, carne suína e espumantes.

Acompanhe
nossas
redes sociais