Após mais de uma década, o ginásio Farydo Salomão, em Rio Grande, voltou a protagonizar grandes eventos. Interditado desde abril de 2013, o maior complexo esportivo da região Sul, com capacidade para 3,5 mil pessoas, foi reinaugurado neste domingo (29) com uma extensa programação esportiva e cultural.
Chamado de Arena Farydo Salomão, o ginásio foi modernizado e conta com nova cobertura, iluminação de led, acessibilidade e quadra com dimensões oficiais para prática de qualquer modalidade profissional. O investimento total da prefeitura foi de aproximadamente R$ 6,8 milhões.
“A entrega desse ginásio é a realização de um sonho da comunidade esportiva de Rio Grande. A quadra conta com dimensões oficiais, no tamanho de 20 por 40 metros, placar eletrônico, vestiários e banheiros reformados, iluminação de led e elevador e rampas de acessibilidade […] está sendo entregue o templo do esporte rio-grandino”, destaca o superintendente de Esporte de Rio Grande, Deivid Pereira.
Considerada o “coração do esporte rio-grandino”, a arena, localizada na Praça Saraiva, voltará a sediar projetos sociais de diversas modalidades esportivas e culturais. Riograndense Futsal e URF, nas séries Ouro e Prata da FGFS, respectivamente, já sinalizaram a vontade de ter o ginásio como sua casa na próxima temporada. Apesar da expectativa, ainda não há mais detalhes sobre a funcionalidade do ginásio a partir de 2025.
A obra
A obra de modernização iniciou em março de 2023 e contava com um cronograma de oito meses de serviço. Apesar disso, o prazo de entrega foi prolongado após meses de condições climáticas adversas.
Dividido em três etapas, o trabalho iniciou com a remoção da cobertura antiga, seguida pela reestruturação do novo telhado. Por fim, no primeiro semestre deste ano, foi iniciada a última fase do serviço com a revitalização interna e da fachada do local.
De acordo com a prefeitura, a reestruturação manteve as características do antigo ginásio. Por conta disso, a capacidade total do local teve que ser reduzida em mais de mil lugares.
“Hoje a capacidade total é para 3,5 mil pessoas, mas ela está reduzida para atender às novas normas do PPCI [Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios]. Então, optamos por reduzir a capacidade para não precisar fazer grandes modificações na estrutura”, explica o titular do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, Gilberto Arabidian.
Programação para todos os públicos
As atividades de reinauguração iniciaram ainda pela manhã, com a bocha paralímpica do Projeto Paradesporto. Depois, a programação seguiu com partidas de basquete, handebol, voleibol e futsal feminino e masculino de equipes rio-grandinas. Ao longo da tarde, o evento também recebeu o show de uma banda local.
O ato oficial de inauguração da nova Arena Farydo Salomão ocorreu às 20h, com a presença do prefeito Fábio Branco (MDB) e de autoridades. Por fim, as centenas de pessoas presentes acompanharam um jogo festivo de futsal com personalidades do presente e do passado.