O boletim da balneabilidade, divulgado pelo governo do Estado nesta sexta-feira (27), mostra que a Zona Sul segue com os mesmo cinco pontos impróprios para banho. Dois deles ficam no balneário Valverde, na praia do Laranjal, dois em Pedro Osório (balneários Cerrito e Pedro Osório, no rio Piratini) e um em São Lourenço do Sul, na praia das Ondinas. A coleta foi feita no dia 23 de dezembro e é a segunda desde o início da divulgação do Projeto Balneabilidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Para a avaliação da balneabilidade são monitorados indicadores e seus valores confrontados com padrões pré-estabelecidos, para que se possa identificar se as condições da água e em um determinado local são favoráveis ou não, relacionando com a existência da contaminação por esgotos sanitários e a sua interferência no bem-estar e saúde da população.
A indicação é fundamental para evitar doenças. De acordo com a dermatologista, Joice Göebel, a água contaminada leva ao aumento da proliferação de micro-organismos patológicos, ou seja, capazes de gerar doenças. “Os sintomas variam desde náusea, vômitos e diarreia, febre, erupções cutâneas, até infecções mais graves, como hepatite A e leptospirose”.
Dos nove pontos analisados ainda na Lagoa dos Patos, estão liberados dois no balneário dos Prazeres, três no Santo Antônio e um no Valverde. Já todos os pontos na praia do Cassino, São José do Norte e Hermenegildo estão liberados para os banhistas, assim como as praias da Lagoa Mirim, em Arroio Grande, no Taim e balneário do Porto, em Santa Vitória do Palmar.
Sem calorão
De acordo com o meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel (CPPMet), Henrique Repinaldo, a previsão para o final de semana de tempo que intercala entre períodos de sol e outros períodos mais nublado, por causa do excesso de transporte de umidade do oceano.
Os ventos do oceano irão trazer um ar um pouco mais ameno o que segura a elevação das temperaturas. “Por isso temos tido madrugadas e manhãs um pouco mais frias. A temperatura à tarde também não sobe muito e teremos em torno dos 25ºC, 26ºC”, prevê o especialista, que diz ser esta uma característica da região próxima da Costa.