Região segue com os mesmos cinco pontos impróprios para banho

Verão

Região segue com os mesmos cinco pontos impróprios para banho

Em Pelotas, veranistas podem optar por seis locais com balneabilidade, sendo dois deles no balneário dos Prazeres, três no Santo Antônio e um no Valverde

Por

Região segue com os mesmos cinco pontos impróprios para banho
No Laranjal, dois pontos estão impróprios para banho. (Foto: Jô Folha)

O boletim da balneabilidade, divulgado pelo governo do Estado nesta sexta-feira (27), mostra que a Zona Sul segue com os mesmo cinco pontos impróprios para banho. Dois deles ficam no balneário Valverde, na praia do Laranjal, dois em Pedro Osório (balneários Cerrito e Pedro Osório, no rio Piratini) e um em São Lourenço do Sul, na praia das Ondinas. A coleta foi feita no dia 23 de dezembro e é a segunda desde o início da divulgação do Projeto Balneabilidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Para a avaliação da balneabilidade são monitorados indicadores e seus valores confrontados com padrões pré-estabelecidos, para que se possa identificar se as condições da água e em um determinado local são favoráveis ou não, relacionando com a existência da contaminação por esgotos sanitários e a sua interferência no bem-estar e saúde da população.

A indicação é fundamental para evitar doenças. De acordo com a dermatologista, Joice Göebel, a água contaminada leva ao aumento da proliferação de micro-organismos patológicos, ou seja, capazes de gerar doenças. “Os sintomas variam desde náusea, vômitos e diarreia, febre, erupções cutâneas, até infecções mais graves, como hepatite A e leptospirose”.

Dos nove pontos analisados ainda na Lagoa dos Patos, estão liberados dois no balneário dos Prazeres, três no Santo Antônio e um no Valverde. Já todos os pontos na praia do Cassino, São José do Norte e Hermenegildo estão liberados para os banhistas, assim como as praias da Lagoa Mirim, em Arroio Grande, no Taim e balneário do Porto, em Santa Vitória do Palmar.

Sem calorão

De acordo com o meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel (CPPMet), Henrique Repinaldo, a previsão para o final de semana de tempo que intercala entre períodos de sol e outros períodos mais nublado, por causa do excesso de transporte de umidade do oceano.

Os ventos do oceano irão trazer um ar um pouco mais ameno o que segura a elevação das temperaturas. “Por isso temos tido madrugadas e manhãs um pouco mais frias. A temperatura à tarde também não sobe muito e teremos em torno dos 25ºC, 26ºC”, prevê o especialista, que diz ser esta uma característica da região próxima da Costa.

Acompanhe
nossas
redes sociais