Rainha Othilia Lang oferece piquenique para o Clube Brilhante
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira16 de Janeiro de 2025

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Rainha Othilia Lang oferece piquenique para o Clube Brilhante

Por

Há 110 anos

A rainha do Clube Brilhante, Othilia Lang ofereceu à diretoria e sócios da entidade um piquenique. Às 5h, era extenso o cortejo de 30 carros reunidos e às 7h foi dada a partida em direção do Retiro, onde foi servido um churrasco.

O cortejo foi liderado por um caminhão, com mais de 30 sócios, seguido por dois carros alegóricos, o primeiro com a banda de música Zé Pereira e segundo, no estilo egípcio, conduzia as jovens associadas. Um automóvel levava as duas soberanas de 1914 e 1915, respectivamente Ericima Baptista e Othilia Lang.

Havia ainda um automóvel com o presidente do Clube, Amaro Baptista, e vice, Ernesto Lang, pai de Othilia, membros da diretoria e o estandarte, além de veículos paras as respectivas famílias Baptista e Lang. Desde a saída até as Três Vendas do corso foi acompanhado por muitos cidadãos, que aplaudiam e saudavam as tituladas. 

Othilia Lang foi coroada em novembro de 1914 (Reprodução Illustração Pelotense)

Othilia Lang foi coroada em 21 de novembro de 1914, no Polytheama, quando entrou no palco em um cisne. O “cisne é uma gôndola”, conforme o professor e pesquisador Álvaro Barreto, que avançava no sentido inverso ao de Apolo, da, então, rainha Ericina Baptista. O cenário evocou a imagem de um lado, onde ao fundo se via uma cadeia de montanhas. O evento ainda teve orquestra Estudantina, regida por Humberto de Fabres e apresentação de opereta Amore omni vincit.

Fontes: Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense; Clube Brilhantes – 80 anos de história (1991), de Álvaro Barreto

Há 50 anos

Aumenta o valor da aposta da Loteria Esportiva

O aumento de 50% no valor da aposta da loteria esportiva causou descontentamento entre apostadores e empresários do setor. O acréscimo foi anunciado na penúltima semana do ano, mas o acréscimo só passou a vigorar a partir do teste de número 217, em 5 de janeiro de 1975.

A expectativa era de que a redução no número de apostas chegasse a 30%. Além do valor majorado, segundo os agentes lotéricos da época, a temporada de praia e a inclusão dos presentes das festas natalinas sempre oneram os orçamentos das famílias.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 100 anos

Família de Carlos Stocker era da Pomerânia

Na edição do Memórias do dia 20 de dezembro, a notícia Tentativa de assalto no Taquaral mobiliza polícias de Pelotas e São Lourenço do Sul, foi acrescida de uma informação do pesquisador Edilberto Luiz Hammes (autor de Dicionário de Sobrenomes de Origem Alemã de São Lourenço do Sul e das Colônias Adjacentes). A nota lembrava o desagradável evento vivido por Carlos Stocker, que teve seu comércio, na localidade de Picada do Taquaral, 6º Distrito de São Lourenço do Sul, invadido por assaltantes.

Sobre a origem do comerciante, Hammes trouxe, posteriormente, ao A Hora do Sul a seguinte informação: “Stocker (a família) é originária da Pomerânia e moraram, de fato, em Taquaral”.

Acompanhe
nossas
redes sociais