A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) lançou nesta sexta-feira (27) os livros com a prestação de contas de seus dois mandatos, entre 2017 e 2020 e entre 2021 e 2024, em cerimônia na sala Frederico Trebbi, no hall da prefeitura.
Paula exaltou as ações de seu período como prefeita, com destaque para o Pacto Pelotas pela Paz, lançado em seu primeiro ano de gestão, e à resiliência da cidade no enfrentamento a crises como a pandemia de Covid-19 e as tragédias climáticas.
“O Pacto pela Paz foi a política pública mais importante a qual nos lançamos em 2017, de reduzir a violência, porque não se vive bem, não se tem uma cidade das crianças onde impera a violência”, disse Paula, destacando a queda dos indicadores de violência desde 2017. “Por trás dos números, existem pessoas que deixaram de sofrer violência, mães que deixaram de chorar a morte dos seus filhos”.
“Enfrentamos de peito aberto, com organização, com união e com trabalho coletivo com todas as instituições. São efeitos colaterais do Pacto pela Paz”, disse, citando o enfrentamento às enchentes de maio deste ano.
Emocionada, a prefeita agradeceu o trabalho dos secretários e suas equipes ao longo dos últimos oito anos. “Certamente, qualquer coisa que eu venha a fazer na minha vida não vai ser tão grandiosa, de tanto impacto, tão emocionante e tão transformadora quanto é essa experiência de ser prefeita de Pelotas”, relatou.
Homenagens
Representando a equipe da prefeita, o secretário de Governo Fábio Machado discursou em homenagem à prefeita. “Muitas vezes ouvi uma frase da prefeita: ‘cada prefeito tem os desafios do seu tempo’, mas quero dizer que ninguém teve tantos desafios. Desde uma pandemia que assolou o planeta, secas que nos levaram ao racionamento de água, e enchentes, uma destruiu grande parte do Rio Grande do Sul”, destacou Machado.
Também foi inaugurada a placa em homenagem à prefeita e o quadro que integrará a galeria de retratos de ex-prefeitos de Pelotas.