Helena é o nome mais escolhido pelos pais pelotenses em 2024

registro

Helena é o nome mais escolhido pelos pais pelotenses em 2024

Ranking divulgado pela Arpen/RS revela uma preferência regional

Por

Atualizado sexta-feira,
27 de Dezembro de 2024 às 11:48

Helena é o nome mais escolhido pelos pais pelotenses em 2024
Cecília, filha de Gabriela e Thiago, é uma das 60 com esse nome em Pelotas (Foto: Ingrid Clasen - Amaré Fotografias)

Mais de 3,5 mil novos pelotenses nasceram em 2024 e o nome que ocupa o topo da lista dos mais escolhidos foi Helena. Desde 2020 ele ocupa os primeiros lugares do ranking feito pelo Portal de Transparência do Registro Civil, mostrando uma preferência regional. O nome, que foi uma escolha popular em todo o Brasil na década de 1950, já foi dado a mais de 29 mil gaúchas ao longo da história. Na Zona Sul, além de Pelotas, Helena aparece entre os dez primeiros nomes em Arroio Grande, Herval, Piratini, Rio Grande e São Lourenço do Sul.

Essas informações estão contidas no portal que é administrado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) e reúne informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados em todo o Brasil. Para acessar a plataforma basta acessar site.

Preferências regionais

Nomes curtos e de fácil pronúncia como Cecília, Maitê, Heitor e Arthur são outros destaques da lista. Este último foi a escolha da Josiever e do Rafael Coelho para seu filho mais novo, que nasceu em julho deste ano. “Queríamos um nome pequeno, que fosse forte e que não tivesse apelido. Então, optamos por Arthur”, conta a mãe.

Outro aspecto trazido pela Arpen/RS é a busca por sonoridade e conexão global, mesclando a tradição com a utilização de nomenclaturas bíblicas e originalidade, com grande influência das atuais personalidades do mundo digital. Para Gabriela e Thiago Araújo, tradição e significado familiar foram os principais motivos para a escolha do nome da sua segunda filha, a Cecília. “O nome foi escolhido por causa da Santa Cecília, que eu gosto muito da história, de como ela foi uma testemunha de Cristo e o quanto que ela lutou e chegou até a dar vida pela sua fé”, conta Thiago. Além disso, esse também era o nome da bisavó materna da bebê de nove meses.

Acompanhe
nossas
redes sociais