Ginete pelotense Joana Zambrano comemora ano de títulos

Reconhecimento

Ginete pelotense Joana Zambrano comemora ano de títulos

Freio Jovem Ouro, na categoria infantil, fechou 2024 com chave de ouro

Por

Atualizado quarta-feira,
25 de Dezembro de 2024 às 18:09

Ginete pelotense Joana Zambrano comemora ano de títulos
Para 2025, a meta de Joana será participar de provas de paleteada. (Foto: divulgação)

Desde pequena, Joana Zambrano, 12 anos, tem uma relação especial com cavalos e pôneis. Competindo desde os sete anos, a ginete pelotense encerra 2024 comemorando diversos títulos, entre eles o Freio Jovem Ouro, conquistado no começo de novembro. Ainda dentre os destaques, a jovem também foi campeã da Marchita de 140 quilômetros, ambas as provas promovidas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Considerado o melhor ano desde que começou a competir, Joana ainda obteve destaque como vice-campeã da prova de Três Tambores Infantil; jovem Two Brothers; Campeã Enduro 30 quilômetros – Dom Pedrito. Como apresentadora de pôneis, também foi reconhecida com as premiações Reservada Grande Campeã Pônei Expointer; Reservada Grande Campeã Jovem, Expointer Pôneis e Terceiro Melhor Macho Expointer.

Conforme Joana, ter conquistado em 2024 o campeonato da Marchita de 140 quilômetros, ao lado do seu cavalo, o Baio Loko, foi a realização de um sonho. “Minha irmã correu esse prêmio com o meu cavalo em 2020 pois eu não tinha idade para participar da prova ainda. Meu sonho era correr a Marchita e quando finalmente corri, veio o primeiro lugar”, comemora.

Treinando de duas a três vezes na semana sob orientação do treinador Zeca Macedo, para 2025 Joana buscará novos desafios. A meta será iniciar na modalidade de paleteada (esporte que avalia a habilidade dos cavaleiros com o gado) além de treinar para novas provas ao lado da irmã e também ginete, Helena Zambrano, e do primo Eduardo Freitas.

Para o avô, Cláudio Lobo Santos da Silva, o desempenho da neta é motivo de muito orgulho por dar prosseguimento à dedicação que a família tem pelos cavalos. “Me sinto orgulhoso, pois sempre fui um incentivador do meu filho. Mesmo sem ter grandes recursos financeiros, dei um cavalo para ele. O amor que a família nutre pelos cavalos começou com a gente e agora prosseguirá com a Joana e com a Helena”.

Acompanhe
nossas
redes sociais