Ginete pelotense Joana Zambrano comemora ano de títulos
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira26 de Dezembro de 2024

Reconhecimento

Ginete pelotense Joana Zambrano comemora ano de títulos

Freio Jovem Ouro, na categoria infantil, fechou 2024 com chave de ouro

Por

Atualizado quarta-feira,
25 de Dezembro de 2024 às 18:09

Ginete pelotense Joana Zambrano comemora ano de títulos
Para 2025, a meta de Joana será participar de provas de paleteada. (Foto: divulgação)

Desde pequena, Joana Zambrano, 12 anos, tem uma relação especial com cavalos e pôneis. Competindo desde os sete anos, a ginete pelotense encerra 2024 comemorando diversos títulos, entre eles o Freio Jovem Ouro, conquistado no começo de novembro. Ainda dentre os destaques, a jovem também foi campeã da Marchita de 140 quilômetros, ambas as provas promovidas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Considerado o melhor ano desde que começou a competir, Joana ainda obteve destaque como vice-campeã da prova de Três Tambores Infantil; jovem Two Brothers; Campeã Enduro 30 quilômetros – Dom Pedrito. Como apresentadora de pôneis, também foi reconhecida com as premiações Reservada Grande Campeã Pônei Expointer; Reservada Grande Campeã Jovem, Expointer Pôneis e Terceiro Melhor Macho Expointer.

Conforme Joana, ter conquistado em 2024 o campeonato da Marchita de 140 quilômetros, ao lado do seu cavalo, o Baio Loko, foi a realização de um sonho. “Minha irmã correu esse prêmio com o meu cavalo em 2020 pois eu não tinha idade para participar da prova ainda. Meu sonho era correr a Marchita e quando finalmente corri, veio o primeiro lugar”, comemora.

Treinando de duas a três vezes na semana sob orientação do treinador Zeca Macedo, para 2025 Joana buscará novos desafios. A meta será iniciar na modalidade de paleteada (esporte que avalia a habilidade dos cavaleiros com o gado) além de treinar para novas provas ao lado da irmã e também ginete, Helena Zambrano, e do primo Eduardo Freitas.

Para o avô, Cláudio Lobo Santos da Silva, o desempenho da neta é motivo de muito orgulho por dar prosseguimento à dedicação que a família tem pelos cavalos. “Me sinto orgulhoso, pois sempre fui um incentivador do meu filho. Mesmo sem ter grandes recursos financeiros, dei um cavalo para ele. O amor que a família nutre pelos cavalos começou com a gente e agora prosseguirá com a Joana e com a Helena”.

Acompanhe
nossas
redes sociais