Pelotas e Rio Grande avançam para categoria A do Mapa do Turismo
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Terça-Feira24 de Dezembro de 2024

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Pelotas e Rio Grande avançam para categoria A do Mapa do Turismo

Instrumento do governo federal evidencia o potencial turístico de municípios em movimentar a economia da região

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Atualizado segunda-feira,
23 de Dezembro de 2024 às 08:39

Pelotas e Rio Grande avançam para categoria A do Mapa do Turismo
Em Pelotas, infraestrutura é vista como impulsionadora do crescimento da avaliação do município no ranking. (Foto: Jô Folha)

Pelotas e Rio Grande progrediram à categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro. A ferramenta do Ministério do Turismo (MTUr) classifica municípios em categorias (de A a E) com base no desempenho da economia de turismo, utilizando critérios como número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem e fluxo turístico. Santa Vitória do Palmar progrediu para a categoria B.

Além de valorizar os destinos individualmente, o Mapa também reflete o impacto positivo das ações regionais feitas pela Instância de Governança Regional (IGR) Costa Doce Gaúcha. Conforme explica a gestora de Projetos de Turismo do Sebrae/RS, Jussara Argoud, os municípios devem seguir a política pública de regionalização do turismo. “Estando no mapa, o município pode ser beneficiado pela captação de recursos para projetos junto ao MTUr”, afirma.

Recém anunciada em Pelotas, a criação da Secretaria de Turismo a partir de 2025 deverá potencializar ações do Plano Municipal de Turismo que está atualizado e no aguardo de recursos para sua execução. De acordo com a atual secretária de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Paula Cardoso, a conquista abre portas para novos investimentos e oportunidades. “Coloca Pelotas em evidência nacionalmente, valorizando ainda mais nossa cultura, história e atrativos” avalia.

Costa Doce Gaúcha

A gestora de Projetos de Turismo do Sebrae explica que o IGR Costa Doce Gaúcha, responsável por reunir poder público e a iniciativa privada, tem papel central no fortalecimento do turismo regional. Por meio de ações integradas, os municípios potencializam a permanência dos turistas na região, gerando benefícios econômicos para todos os envolvidos.

Desenvolvido pelo Sebrae, o programa Agentes de Turismo vem atuando no assessoramento de gestores municipais e no acompanhamento de indicadores da matriz de competitividade do turismo. Um desses projetos, realizado de forma colaborativa regional com sete municípios da Costa Doce Gaúcha, criou o Circuito Serra dos Tapes, reunindo mais de 200 empresários que, dentro dos indicadores de sucesso da economia do turismo da região, ajudaram a alavancar os municípios na categorização do Mapa da Regionalização do Turismo.

Espaço para qualificação

Na avaliação do presidente do Sindilojas Pelotas, Renzo Antonioli, a conquista deve ser comemorada, entretanto ainda existem muitas melhorias a serem feitas. “Há anos o turismo é posto em terceiro plano pelas administrações públicas em Pelotas. Agora, na nova administração surge uma nova expectativa quanto ao turismo com a criação da Secretaria de Turismo que a muito já deveria ter sido criada”, avalia.

Destino indutor da região

Como principal porta de entrada da região, a infraestrutura disponibilizada em Pelotas é considerada chave, avalia Jussara. “Pelotas é o destino indutor da região Costa Doce Gaúcha, ela tem que ser o exemplo para os demais municípios. Temos que seguir a legislação federal, ter um banco de projetos e equipe qualificada na Secretaria de Turismo para implementar ações”, argumenta.

Para Jussara, a união entre setor privado e público será fundamental para aproveitar as oportunidades que surgirão a partir da nova classificação. “Para mim que faço gestão de projetos pelo Sebrae aqui nesta região, agora é a hora das entidades se unirem num só propósito”, diz.

A prioridade para 2025 será consolidar o trabalho em rede, com a criação de novos circuitos turísticos e fortalecimento do papel da IGR Costa Doce Gaúcha. O primeiro encontro da IGR ocorrerá no dia 30 de janeiro de 2025, em São José do Norte, com o objetivo de programar ações estratégicas que ampliem o impacto do turismo na região.

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