Barragem Santa Bárbara terá análise de poluição

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Barragem Santa Bárbara terá análise de poluição

Por

Há 50 anos 

A possibilidade de poluição da água da Barragem Santa Bárbara em março de 1975 levou a administração pública a iniciar o trabalho de análise laboratorial do líquido.

O secretário municipal do Planejamento e Coordenação Geral, coronel Rubens Azambuja Centeno, na época, informou que os trabalhos da comissão designada pelo prefeito Ary

Alcântara para estudar o problema das águas se iniciariam em breve com o recolhimento de amostras de água para análise laboratorial.

A decisão foi tomada após uma série de reuniões, quando foram determinados os objetivos da ação. A ideia foi recolher amostras em diferentes pontos da barragem, tanto na bacia de captação como no seu ponto de vazão.

As amostras seriam examinadas pelo doutor Gastão Gissler, que também era integrante da comissão, no Laboratório do Frigorífico Anglo.

Em função da análise, foi determinado roteiro de trabalho pela urgência da questão. Na época, o coronel disse que “no caso, por absoluta falta de recursos do município, teremos que pedir ajuda à Secretaria Estadual de Saúde e, se necessário, até ao Ministério da Saúde”.

Se nada fosse constatado, seria feito então um trabalho de prevenção, através do cadastramento de proprietários de terrenos que se situavam nas proximidades da barragem, e a fiscalização sobre a aplicação de inseticidas nessas áreas.

A Associação Conservacionista de Solos de Pelotas apoiou o processo colaborando com a examinação dos terrenos que circundavam a barragem e a indicação de quais tinham inclinação para a bacia de acumulação, o que propiciava o aterramento da barragem com partículas de solo.

Há 40 anos 

Produtores reclamam de abigeatos na região

A Coordenadoria dos Sindicatos Rurais da Zona Sul – Regional – esteve reunida na Associação Rural de Pelotas (ARP) para debater a triste realidade dos crimes de campo.

Lideranças cogitaram criar empresa de segurança. (Foto: acervo)

Com o aumento das ocorrências e os prejuízos dos produtores, ficou deliberado o encaminhamento de proposta oficial para audiência entre Federação das Associações Rurais do Estado (Farsul), comando geral da Brigada Militar, Secretaria Pública de Segurança e Tribunal de Justiça do Estado para serem estudadas medidas definitivas e que tivessem o poder de resolver o problema.

Na época levantou-se a hipótese de se criar uma empresa especializada em segurança rural.

Há 75 anos 

Miss Brasil Jussara Marques visitava Pelotas em 1950

A mais bela mulher do Brasil em 1950, Jussara Marques, visitou Pelotas e foi recebida no aeroporto por muitas pessoas. Ela foi levada para o Grande Hotel, onde esteve hospedada.

O Theatro Guarany preparou um programa para que a senhorita pudesse fazer a sua apresentação. Ela estava com elegante vestido de viscose e sempre acompanhada da irmã Jurema, Miss Esporte de Goiás.

Miss visitou diversos locais durante sua passagem. (Foto: acervo)

A Miss Brasil também visitou o Clube Comercial, onde agradeceu as inúmeras homenagens e o carinho recebido pelos pelotenses. Uma das programações foi assistir ao concerto de uma das mais consagradas sopranos da cena lírica italiana, Elena Mont.

Acompanhe
nossas
redes sociais