Dez famílias em vulnerabilidade social foram contempladas com casas novas no loteamento Getúlio Vargas, em Pelotas. As moradias foram construídas por meio do programa A Casa É Sua, do governo do Estado, em parceria com a prefeitura. A entrega faz parte do primeiro lote de construção, mais 125 residências devem ser concluídas em 2025.
Diferente de outros loteamentos que fazem parte do mesmo convênio, como a Estrada do Engenho e a Vila Farroupilha, o diferencial do Getúlio Vargas é que os beneficiados não precisaram se mudar de seus locais de moradia. As novas residências foram construídas nos mesmos terrenos onde as famílias já viviam e que passaram por regularização fundiária.
Cada unidade de 42 metros quadrados, com dois quartos, um banheiro, sala e cozinha conjugadas custou cerca de R$ 102 mil. Para a construção das dez casas foram investidos aproximadamente R$ 1,02 milhões, com 70% de origem estadual e 30% de contrapartida da prefeitura.
“Optamos por entregar essas dez casas que já estão prontas porque as pessoas merecem poder entrar nas suas casas e passar o Natal mais confortável ao lado das suas famílias, num ambiente mais acolhedor e com dignidade”, diz a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).
Conquista da casa própria
As residências abrigarão famílias que antes viviam em barracos de madeira, compartilhando espaços pequenos com vários moradores. A primeira moradora a receber a chave do novo lar, Jennifer da Silva, 25 anos, também conquistava com a casa própria, a guarda dos dois filhos.
Diante da falta de condições adequadas de moradia para as crianças, há dois anos ela perdeu a tutela do filho de três anos e da filha de nove. “Era só esperar entregarem as casinhas para eu conseguir a guarda deles de volta”. As crianças que estavam em um abrigo, passarão o Natal em uma casa digna e com a mãe. “É maravilhoso, era tudo que eu queria, eu estava esperando muito por esse momento”.
Outra beneficiada, Eliane Matias, 50 anos, esperava a casa própria com ansiedade para poder criar a neta, ainda bebê, com melhores condições e conforto. A casa em que vivia tem uma estrutura precária de pedaços madeira e apenas três peças para cinco pessoas residirem. “Não conseguia nem botar as coisas direito dentro de casa porque é muito pequenininho. Ali vai ter mais espaço e tudo melhor”, diz.
A construção de moradia popular
As casas do loteamento Getúlio Vargas, fazem parte do projeto da prefeitura com o governo do Estado para a construção de 219 casas populares no município. Neste ano, já foram entregues 20 unidades na Vila Farroupilha e 57 na Estrada do Engenho. No Getúlio Vargas ainda restam ser entregues 125 casas.
O programa A Casa é Sua promove a política habitacional de interesse social, beneficiando famílias de baixa renda que vivem em áreas urbanas. Na modalidade Município, há contrapartida das prefeituras, que participam por adesão de, no mínimo, 30% do valor destinado pelo Estado.