A movimentação do último domingo de vendas antes do Natal no comércio central foi considerada satisfatória por parte dos lojistas e também pelo Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas (Sindilojas). A entidade prevê crescimento de vendas em torno de 5% em relação ao ano passado.
Apesar da movimentação tranquila na maior parte de domingo, alguns lojistas consideraram as vendas positivas. Na avaliação da gerente de uma loja de chocolates localizada na rua 15 de Novembro, Jéssica Guilherme, o movimento foi constante durante todo o dia, mas sem a formação de filas. “Abrimos neste domingo e no do dia 15, mas esse último vem sendo melhor em vendas”, comenta.
De acordo com a gerente, já era esperado um movimento mais calmo para o domingo em função de ainda ter mais dois dias de compras antes do Natal. Outro ponto que pode ter diminuído a presença dos consumidores foi a antecipação do décimo terceiro salário dos aposentados neste ano, avalia a gerente. “Acreditamos que os dias mais intensos em vendas serão entre hoje [domingo] e amanhã [segunda]”, projeta.
Para a gerente de uma loja de bijuterias localizada no calçadão da rua Andrade Neves, Graciela Peres, a rede optou por abrir somente neste último domingo antes do Natal, com vendas bem melhores do que as registradas em 2023. “Na verdade estamos registrando vendas melhores em todo o mês de dezembro. Aqui no nosso ramo, como é muita miudeza e produtos baratos, o pessoal está optando por presentear mais com lembrancinhas, por isso acredito que estamos com maior movimento”, analisa.
A empresária Raquel Lettnin, dona de uma loja de roupas femininas localizada na rua Voluntários da Pátria, explica que o movimento do seu negócio é mais on-line do que presencial, mas apesar disso também optou por abrir a loja no domingo. “Damos mais opções de horários para os consumidores que preferem realizar as compras presencialmente, mas em termos de faturamento, não faz tanta diferença abrir aos domingos”, diz.
Crescimento revisto
De acordo com o presidente do Sindilojas Pelotas, Renzo Antonioli, devido às excelentes vendas realizadas na última sexta-feira, a previsão de crescimento foi revista de 4,13% para 4,9%. “Sexta-feira teve um fluxo de vendas muito bom, em que passamos das nossas expectativas. No sábado também teve um fluxo bastante generoso e com vendas bem satisfatórias. O último final de semana antes do Natal foi extremamente positivo para que atinjamos os nossos objetivos de superação do ano passado”, comenta.
Mais tempo para comprar
Aproveitando o domingo de lojas abertas, a comerciária Maria Carolina da Silva aproveitou a folga para finalizar as compras de Natal. “Hoje estou comprando roupas para mim, pois a maior parte dos presentes para a família eu já comprei”, conta. Durante a semana, Maria aproveitou o horário ampliado das lojas para adquirir a lista de compras prevista para o Natal. “Apesar de achar positivo para o consumidor esse tempo maior para compra, para quem trabalha no comércio o período pré-natal é bem cansativo”, diz.