Tecnologia e expertise para proteger as residências nas férias
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira20 de Janeiro de 2025

Dicas de segurança

Tecnologia e expertise para proteger as residências nas férias

Sistema automatizado permite o proprietário fazer comandos de onde estiver e a concertina dificulta ao acesso ao imóvel

Por

Tecnologia e expertise para proteger as residências nas férias
Sistemas de alarmes e videomonitoramento são recomendados. (Foto: Jô Folha)

Planejar as festas de fim de ano e as férias demanda tempo e muita pesquisa. Além disso, é preciso pensar nas medidas de proteção da residência contra furtos e arrombamentos, oportunas nessa época do ano. Para quem deseja passar o fim do ano tranquilo fora de casa, deve incluir a segurança e assim evitar surpresas no retorno.

A tecnologia pode ajudar bastante nessas horas e, mesmo distantes milhares de quilômetros, é possível saber tudo o que se passa no imóvel. Ferramentas que dificultam o acesso ao imóvel também são viáveis. Para ajudar nessa tarefa, a Brigada Militar e a Guarda Municipal indicam seguir algumas orientações. Quem trabalha no ramo, a dica é investir em sistema de monitoramento à distância.

O comandante da Guarda Municipal de Pelotas, Iuri Lisboa, destaca que houve redução de 10% nos dados de furto/arrombamento no comparativo entre novembro deste ano e de 2023. O comandante do 4º BPM, tenente-coronel Paulo Renato Scherdien, também ressalta esse fato e lembra que cuidados preventivos sempre são recomendados, entre eles o de deixar portas e janelas bem fechadas, gramas aparadas, avisar vizinhos de confiança que estarão fora de casa. “Não é recomendado deixar joias e dinheiros em casa, pois são de fácil manuseio. Já os sistemas de alarmes e videomonitoramento são recomendados como alternativas que contribuem muito na prevenção”, destaca.

O gerente da Telealarme Brasil Security Group, Ivan Matos, diz que a novidade em termos de segurança é a conectividade. “Antes se tinha o sistema, mas dependia a empresa de monitoramento receber unicamente. Hoje a pessoa está em qualquer lugar do mundo e ela consegue acompanhar o que está acontecendo, além da empresa de monitoramento, por meio de imagens”, comenta. Como a evolução da tecnologia, até mesmo pelas organizações criminosas, a dica é ter um bom sistema de segurança eletrônico composto por alarmes e câmeras, para associar a imagem ao sensor. “Quando o sistema dispara, imediatamente a empresa de monitoramento ou até a pessoa consegue acessar as imagens e ver o que está acontecendo”, garante o gerente.

A outra ferramenta é acionar comandos de forma remota, como ativar ou desativar iluminação ou uma irrigação do jardim, o que representa a movimentação no ambiente. “Importante é que a pessoa tenha um sistema atualizado, e os contatos junto à empresa de segurança, como o telefone de um vizinho em caso de emergência.” No caso de não conseguir arcar com o sistema automatizado, a alternativa são os suportes de lâmpadas externas com fotossensores, que acendem a iluminação à noite e apagam ao nascer do sol. “Isso é muito simples e barato”.

Matos acrescenta à automatização, o cercamento com concertina, pois irá dificultar e retardar o acesso do criminoso dentro do imóvel, permitindo assim que se tome as medidas cabíveis, como chamar a polícia.  “A concertina é uma das melhores barreiras que existe para fazer isso. É melhor que a cerca eletrônica”, comenta. O gerente lembra que além do sistema eletrônico é preciso dificultar o acesso ao imóvel. “Instale o máximo de barreiras possíveis nos acessos como por exemplo: concertinas, grades, trancas, cadeados. Isso com certeza além de inibir retardará uma possível ação de intrusão no imóvel”.

Confira as dicas da Guarda Municipal para a proteção de residentes

  • Fechar portas e janelas com chave e trancar
  • Desligar aparelhos elétricos e gás
  • Instalar sistemas de segurança e câmeras
  • Deixe uma luz acesa para dissuadir intrusos
  • Informar um vizinho, de confiança, sobre sua ausência e deixar um telefone de contato, em caso de emergência
  • Não divulgue sua ausência nas redes sociais

Contatos Úteis

  • Guarda Municipal: 153, (53) 3283-7781 e 99113-8478
  • Polícia Militar: 190
  • Emergência Médica: 192
  • Emergência contra Incêndio: 193

Acompanhe
nossas
redes sociais