Terminou sem a taça a bem-sucedida campanha da categoria sub-20 do Brasil na Série A-2 do Campeonato Gaúcho. Neste domingo (15), pelo jogo de volta da final da competição, o Xavante empatou por 1 a 1 com o Ivoti, no Bento Freitas, e perdeu por 5 a 4 nos pênaltis. Os dois times já tinham conquistado o acesso à elite estadual da categoria para 2025.
O duelo de ida da decisão havia acabado com o mesmo placar, há uma semana, em Ivoti. Sem o atacante Adriano Ferraz e o meio-campista Maxswell, o técnico Bruno Coelho escalou o Rubro-Negro com João Lucas; Itallo, Alector, Lucas Costa e Guilherme; Endrew, Rodrigo Balbinotti, Agustin Milar, Sorriso; Totonho e Luiz.
Sob chuva na Baixada, o Brasil abriu o placar e se aproximou do título aos 17 minutos do segundo tempo. Agustin Milar cruzou da esquerda e, na segunda trave, Sorriso mergulhou para, de cabeça, fazer 1 a 0. Aos 40, porém, um escanteio do Ivoti teve desvio em Agustin Milar e Luiz Henrique, na pequena área, escorou para as redes: 1 a 1.
Penalidades
Decisivo nas disputas de quartas de final e semifinal, respectivamente contra São Borja e Bagé, o goleiro João Lucas começou a série defendendo a batida de Arthur, no canto direito. Mas Sorriso, o camisa 10 xavante, também parou no goleiro. Giu tocou na bola, que ainda foi na trave esquerda.
Luiz Henrique (Ivoti), Rodrigo Balbinotti (Brasil), Serra (I), Lucas Costa (B), Pedro (I), Agustin Milar (B), Giu (I) e Itallo (B) converteram suas cobranças. Até que Miguel bateu por cima, dando a Cauã a chance de garantir o título rubro-negro. Mas o camisa 17 parou em defesa de Giu, no meio, com o pé.
Em seguida, Paulo converteu para os visitantes e Luiz não conseguiu converter a sua batida, novamente por conta da intervenção de Giu. Melhor para o Ivoti, que saiu do Bento Freitas campeão.
Time principal
Além do goleiro João Lucas e do meia Agustin Milar, que já treinavam com o elenco principal do Brasil na temporada passada, outros jovens também estão participando das atividades do grupo principal que faz pré-temporada sob comando de William de Mattia.
São eles os atletas da base Guilherme Bispo, Felipe Santos, Pedro Piero e Nicolas Ferreira, apenas para completar os trabalhos. Fica a expectativa sobre o potencial aproveitamento, a partir de agora, de outros atletas do sub-20.
A reativação do departamento de base do Brasil é fruto de parceria do clube com a Associação Galera.
Campanha
Primeira fase
- Brasil 1 x 1 Rio Grande
- Oriente 1 x 3 Brasil
- Cruzeiro 1 x 2 Brasil
- Brasil 1 x 0 Bagé
- Ivoti 0 x 3 Brasil
Quartas de final
- São Borja 1 x 0 Brasil
- Brasil 1 (4) x (1) 0 São Borja
Semifinal
- Bagé 1 x 0 Brasil
- Brasil 1 (4) x (3) 0 Bagé
Final
- Ivoti 1 x 1 Brasil
- Brasil 1 (4) x (5) 1 Ivoti
Estadual Sub-20 A-1 2025
Brasil, Apafut, Esportivo, Gramadense, Juventude, Novo Hamburgo, São José, São Luiz, Futebol com Vida, Grêmio, Real, Internacional, Caxias, Brasil-FAR, Ypiranga e Ivoti.