Casa de Cultura de Pelotas recebe dois novos embaixadores
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira11 de Dezembro de 2024

Evento

Casa de Cultura de Pelotas recebe dois novos embaixadores

Cerimônia de diplomação de Antonia Caringi e Irajá Andara Rodrigues ocorreu na noite de segunda-feira

Por

Casa de Cultura de Pelotas recebe dois novos embaixadores
Antonia Caringi e Irajá Rodrigues foram diplomados. (Foto: Divulgação)

A Casa de Cultura de Pelotas diplomou mais dois embaixadores, a apresentadora e professora de balé Antonia Caringi, que passa a ocupar a cadeira que tem como patrono o escultor Antonio Caringi, pai dela, e o ex-prefeito Irajá Andara Rodrigues, que ocupa a cadeira de Dinorá Feijó Leal. A cerimônia ocorreu na noite de segunda-feira (9), no Salão Nobre do Clube Caixeiral.

Fundada em 24 de abril do ano passado, a Casa de Cultura se inspira no Centro Cultural do Brasil, da Academia Brasileira de Letras (ABL), especialmente na composição do grupo de trabalho, que na entidade pelotense são denominados Embaixadores da Cultura Pelotense. Com as diplomações ocorridas ontem, a Casa chega a 25 confrades.

De acordo com o presidente do Clube Caixeiral e da Casa de Cultura, Victor Hugo Siqueira, são 30 cadeiras no total, quando esse número for completado, as substituições só ocorrerão após a morte de algum embaixador. Os confrades se reúnem uma vez por semana para. Cada embaixador tem a obrigação de propagar a história do patrono da sua cadeira e de elevar a cultura pelotense por meio de projetos e eventos.

Siqueira explica que os novos diplomados chegam através de voto. “Antonia Caringi foi escolhida por ser muito ligada às artes, foi uma votação unânime, assim como o doutor Irajá, que quando foi prefeito olhou muito para as religiões de matriz africana, principalmente a Umbanda, a qual o Dinorá Feijó Leal foi o criador da Federação Sul-Riograndense de Umbanda”, conta o presidente. 

Além destes, este abril foram diplomados Carlos Filho, na cadeira do Exército, Leandro Brandão dos Santos, pela cadeira da Brigada Militar, Márcia Zambrano, representando Rosauro Zambrano, fundador do Theatro Guarany. Este ano os confrades concluíram o estatuto e o regimento interno da entidade.

Vínculos com a cultura e as artes

“Fico feliz pela minha trajetória na dança, por cerca de 30 anos, ter dado bons frutos, porque desde criança o incentivo desta arte foi grande, vindos dos meus pais artistas, a poetisa (Mimi Caringi) e o ‘Escultor dos Pampas’ (Caringi)”, comenta a apresentadora, bailarina e professora de balé Antonia Caringi.

“Recebo essa diplomação com muita satisfação. É uma vinculação que tem como objetivo difundir a cultura típica de Pelotas, uma cidade que tem um passado de formação cultural, que se esboça na história oral e nos casarões, me sinto muito satisfeito de poder integrar esse grupo”, diz o ex-prefeito. Irajá Andara Rodrigues relembra que sua trajetória como gestor municipal foi marcada pela valorização do patrimônio cultural edificado de Pelotas. 

Em sua gestão foi desapropriado o Sete de Abril e o Casarão número 2 da praça Coronel Pedro Osório, também o prédio onde hoje funciona o Museu da Baronesa foi doado pela família Antunes Maciel ao município. “Fui eu quem incorporei como prefeito esses três ícones ao patrimônio de Pelotas”, relembra.

Acompanhe
nossas
redes sociais