A Sala Antônio Caringi, do Casarão 2, na praça Coronel Pedro Osório, onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura, receberá a partir de terça-feira (10) a exposição Uma Estrela na Terra: O aniversário de 100 anos da Irmã Assunta em Pelotas. Na abertura, às 16h30min, será lançada a Campanha de Revitalização dos Jardins e Canteiros de ervas medicinais da Casa do Caminho. A visitação poderá ser feita até o dia 26 deste mês, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.
A exposição, ao destacar as celebrações do aniversário de 100 anos de Marcolina Tacca, a Irmã Assunta, que ocorreram no mês de março de 2024 em Pelotas, interage com a história desta mulher que tem dedicado a sua vida a servir à comunidade através da ação, guiada pelos princípios do evangelho de Jesus. “Irmã Assunta transformou vidas e inspirou gerações. Sua contribuição para a saúde e o bem-estar, e seu compromisso com a natureza são um exemplo para todos nós”, destaca o idealizador do projeto, o produtor cultural e músico Sérgio Madeira.
O organizador avalia, esta como uma oportunidade para homenagear uma história inspiradora e vivenciar experiências de conexão e harmonia. Além das imagens alusivas a diversos eventos que marcaram as comemorações do centenário, a mostra contempla imagens de seu acervo particular. Também foram confeccionados objetos artísticos exclusivos para exposição. A curadoria é da museóloga Mariana Brauner e a montagem é de Miriã Mota.
Experiência sensorial
A exposição foi produzida para, após o encerramento no final deste mês, percorrer de maneira itinerante as 14 Comunidades Ecumênicas de Saúde Popular que estão sob a Orientação e Supervisão Geral da Irmã Assunta. Segundo Madeira, a proposta expositiva foi pensada para proporcionar ao visitante experiências: sensorial, visual e estética desde a interação com ambientação sonora, aromática com as ervas e essências. Também será possível deixar mensagem em vídeo ou escrita para a Irmã Assunta.
Serviço
O quê: exposição Uma Estrela na Terra: O aniversário de 100 anos da Irmã Assunta
Quando: abertura na terça-feira (10)
Onde: Sala Antônio Caringi, Casa 2, da praça Coronel Pedro Osório