O segundo domingo de comércio aberto em Pelotas foi considerado satisfatório pelos lojistas, de acordo com pesquisa feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas (Sindilojas). Mesmo sem ter registrado movimentação intensa, durante todo o dia as lojas que aderiram ao horário especial contaram com a presença dos consumidores, que puderam pesquisar preços com tranquilidade e já antecipar parte das compras de Natal.
Foi o caso de Jakiele Morais, que aproveitou o domingo para adquirir um produto específico que estava com grande desconto, e também comprou alguns presentes do Natal. “Costumeiramente não tenho o hábito de vir ao centro no domingo, mas como hoje estávamos de folga aproveitamos para fazer algumas compras e passear com a família”, diz.
Conforme o presidente do Sindilojas Pelotas, Renzo Antonioli, os lojistas estão satisfeitos tanto com o número de pessoas que estão pesquisando quanto o número de pessoas que já estão comprando. “Acreditamos que tirando os próximos dois domingos antes do Natal, que tradicionalmente o Centro sempre abriu, esse deverá ser o melhor”, avalia Antonioli.
Abertura em domingos e feriados
Proprietária de uma loja de bijuterias no calçadão, foi a primeira vez que Jociara Duarte abriu sua loja no segundo domingo de dezembro. “Tradicionalmente, sempre costumo abrir só nos dois últimos domingos antes do Natal, mas como outras lojas estavam abrindo também resolvi aderir”, comenta.
A avaliação da empresária, em termos de vendas, o segundo domingo deixou a desejar. “Acho que o pessoal ainda não tem o hábito de vir ao centro do domingo, por isso o baixo movimento”, avalia.
Para a gerente de uma loja de roupas infantis, Rita Damasceno, o dia superou as expectativas, tanto em vendas como em consumidores visitando a loja. O tíquete médio de vendas no domingo ficou em torno de R$ 100,00. “Talvez seja pelo nosso tipo de negócio, pois as grávidas preferem dias mais tranquilos para escolherem seu enxoval junto com a família”, avalia.
Conforme Rita, a franquia da loja em outros municípios do Estado não costuma aderir à abertura aos domingos, mas em Pelotas, devido aos bons resultados tanto em anos anteriores como nos feriados deste ano, resolveu apostar. “Estamos abrindo a loja em todos os feriados desde setembro e vem sendo bem satisfatório”, diz.
Tranquilidade e mais espaço
Na expectativa de receber a pequena Lívia em breve, Ana Paula Duarte escolheu o domingo para finalizar o enxoval do bebê. “Na verdade, não vim comprar os presentes para o Natal, e sim finalizar a compra de alguns itens para a chegada da Lívia. Os finais de semana são melhores por serem mais tranquilos”, comentou.
Próximos dois domingos
Os dois últimos domingos antes do Natal, dias 15 e 22 de dezembro, devem registrar movimento mais intenso e maior número de lojas abertas, antecipa Antonioli. O horário de funcionamento das lojas prosseguirá entre 10h e 18h. A abertura extra no fim de semana visa proporcionar aos consumidores a oportunidade de realizar suas compras de Natal com mais conforto e tranquilidade, disponibilizar outras oportunidades para quem não consegue ir ao centro em dias da semana além de valorizar os empreendedores locais.