Muita coisa vai mudar até 22 de janeiro, data da abertura do Gauchão. A expectativa é que pelo menos três novos jogadores cheguem ao Bento Freitas, enquanto na Boca do Lobo se espera mais cinco ou seis nomes. Apesar das lacunas que serão preenchidas em breve, há algumas similaridades nos elencos – incompletos – da dupla Bra-Pel.
São 20 atletas no plantel do Brasil, considerando dois da base, e 23 no do Pelotas – números oficiais até a última atualização desta matéria. A média de idade dos jogadores do Xavante e do Lobo é quase igual neste momento: 26,3 no Áureo-Cerúleo e 25,9 no Rubro-Negro.
Enquanto as comissões técnicas começam a pré-temporada, avançam os processos de finalizações dos grupos. Bombardeados por ofertas de jogadores no mercado, dirigentes e profissionais dos departamentos de futebol precisam decidir em quais nomes vale apostar e fazer proposta. Neste cenário entra uma série de estatísticas dos atletas.
O setor de análise de desempenho cumpre papel essencial. O Brasil ganhou nos últimos dias o reforço do analista Gustavo Moscareli, que já havia trabalhado no Xavante durante a passagem do técnico Fabiano Daitx. Já o Pelotas teve Vinícius Nascente atuando no departamento de futebol desde o fim da temporada passada.
Palavra dos técnicos
Em entrevista coletiva de apresentação no Brasil, William de Mattia falou na semana passada sobre uma das métricas analisadas. O treinador disse considerar 27 anos a faixa etária ideal para construir a média e mencionou a altura média trabalhada no Bento Freitas para o Estadual.
“Ao nosso ver é o auge do atleta [27 anos], ele não está tão inexperiente e nem está tão velho. A nossa média de altura neste momento é de 1,82 metro, que é um fator importante para um Campeonato Gaúcho, ter uma equipe de muita força e imposição, mas que tenha também transições rápidas”, afirma o comandante xavante.
Do lado do Pelotas, Ariel Lanzini diz que a média de altura está muito próximo de 1,82m. Mas o treinador do Lobo enfatiza que essa conta pode ou não levar em consideração os goleiros, cujas estaturas elevam a média, por exemplo. Perguntado sobre o tema, o técnico áureo-cerúleo adota um discurso equilibrado acerca da importância dos números.
“A leitura dos números é fundamental. Traçamos alguns parâmetros. Nosso grupo está com uma média de altura boa, dentro do esperado, a questão da idade também. Um jogador mais experiente e um mais jovem por função. Os números estão para nos ajudar, a estatística em geral é algo de que não se pode fugir hoje, mas tem que analisar não só a questão quantitativa, e sim a qualitativa”, avalia Lanzini.
Análise de mercado
Para o fundador da Pressing Performance, empresa especializada em análise de desempenho individual e coletiva no futebol, Vinícius Guerreiro, as métricas devem estar alinhadas ao modelo de jogo do treinador e ao estilo da competição, considerando fatores como clima, qualidade do gramado, fórmula de disputa e a cultura de jogo do clube.
“No futebol, diferentemente de outras modalidades, é muito difícil replicar um modelo ‘Ctrl+C e Ctrl+V’ e obter os mesmos resultados em contextos distintos. […] Para que uma métrica seja realmente eficaz, ela deve passar por uma validação ampla, com ajustes progressivos até consolidar-se como um ‘padrão’ confiável”, afirma.
Adversários
Entre os clubes que já iniciaram suas pré-temporadas, assim como Brasil e Pelotas, a dupla Bra-Pel tem a menor média de idade por enquanto. A mais alta é a do São Luiz (29,5 anos). Avenida (28,9), Monsoon (28,4), Guarany (27,8) e Caxias (27,4) completam a lista, conforme o site especializado oGol.
Elenco do Brasil
Goleiros
- Gabriel Oliveira (29 anos)
- Jacsson (30)
- Wellington Santana (27)
- João Lucas (20) *
Lateral-direito
- Murillo Lima (22)
Zagueiros
- Gabriel Macedo (35)
- Bruno Miguel (28)
Laterais-esquerdos
- Higor (29)
- Alan Bald (30)
Volantes
- Jonathan Cabeça (27)
- João Victor (27)
Meias
- Kauê Pires (27)
- Rafael Gelatti (23)
- Agustin Milar (19) *
Atacantes
- Histone (24)
- Mayco Félix (26)
- DG (26)
- Gabriel Moysés (22)
- Vini Charopem (26)
- Jota (21)
* Jogadores da base.
Elenco do Pelotas
Goleiros
- Jorge (23 anos)
- Ari Felipe (22)
- Murilo Boaro (21)
Laterais-direitos
- Duda Haas (30)
- Guilherme Gusso (22)
Zagueiros
- Yuri (29)
- Heverton (36)
- João Vila Verde (21)
- Victor Massaia (32)
Laterais-esquerdos
- Bruno Ré (34)
- Bryan Gabriel (23)
Volantes
- Bruno Luiz (25)
- Venício (23)
- Robson Lopes (32)
- Mateus Silva (33)
- Jacone (24)
Meia
- Cesinha (24)
Atacantes
- Marcelinho (30)
- Warlei (31)
- Léo Ferraz (22)
- Emerson (22)
- Ruster (28)
- Bruno Inácio (18)