Pelotas, Pedro Osório, Capão do Leão e São Lourenço do Sul são as quatro cidades da Zona Sul a receber o alerta da Defesa Civil do Rio Grande do Sul às 15h deste sábado. A demonstração faz parte de mais uma das etapas de teste para aprovação da ferramenta Defesa Civil Alerta, desenvolvida para encaminhar notificações em casos de desastres extremos para celulares em áreas de risco. Outros 32 municípios fazem parte do processo de testagem.
Todos os portadores de telefone móvel dos municípios selecionados receberão o alerta, mesmo que não morem na localidade. Durante o exercício, os telefones vão vibrar e emitir um sinal sonoro de um bipe com duração de cerca de dez segundos. A mensagem de texto do alerta vai se sobrepor ao conteúdo que estava sendo visualizado na tela e o cidadão só conseguirá continuar utilizando o telefone depois que visualizar o texto da mensagem. O alerta será recebido mesmo que o celular esteja no modo silencioso.
Desenvolvida em conjunto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as quatro principais operadoras de telefonia, a ferramenta estará pronta para operar nos 497 municípios gaúchos a partir de quarta-feira.
Primeira fase de testes
No Rio Grande do Sul, o primeiro teste do novo sistema, realizado em agosto, envolveu os municípios de Muçum e Roca Sales, no Vale do Taquari. O teste deste fim de semana abrange ao todo 36 municípios de diferentes regiões do Estado. Além de monitorar o funcionamento da ferramenta, o teste busca ambientar a população para esse novo formato de alertas, conhecido como cell broadcast.
Outras ferramentas
A ferramenta será agregada às outras formas de envio de alertas já utilizadas pela Defesa Civil Estadual: mensagens SMS, redes sociais, site oficial e comunicados enviados diretamente às prefeituras e aos coordenadores municipais de proteção e Defesa Civil.
Sinal simulado
O coordenador regional da Defesa Civil, Marcio Facin, explica que este novo sistema de alerta vem para somar-se àqueles outros mecanismos que já existem através de SMS, para lançar notificações para todo o Rio Grande do Sul. Para ele, essa é uma medida de grande importância para a comunidade. “Este alerta vai permitir que a Defesa Civil do Estado comunique com as comunidades para informar da possibilidade de algum evento”, define.
Além disso, Facin reforça que o exercício é apenas uma demonstração da nova ferramenta. “Este sinal de alerta é emitido com base nas antenas de telefonia celular. Nossa ideia é estarmos no centro de Pelotas a partir das 15h justamente para visualizarmos a reação das pessoas ao receberem esse alerta simulado”, conclui.