Prefeitos da zona Sul estão em Brasília nesta semana para uma série de agendas em ministérios e órgãos do governo federal. A comitiva, liderada pela prefeita de Pelotas e presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Paula Mascarenhas (PSDB), inclui outros sete prefeitos.
As agendas começaram nesta quarta-feira (27) e se encerram nesta quinta (28). No primeiro dia, os prefeitos tiveram reuniões na secretaria nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, no Ministério da Agricultura e Pecuária e no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Na quinta-feira, a agenda inclui reuniões no Ministério das Cidades, no Ministério do Turismo, no Ministério da Saúde e no Incra.
O prefeito reeleito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (PP), explica que um dos motivos da visita foi levar até o governo federal a realidade enfrentada pelos municípios em razão dos efeitos climáticos em busca de recursos para a região. “A sinalização do governo é para se fazer o cadastro das propostas para que se possa disponibilizar os recursos para amenizar a situação dos municípios”, disse.
Também estão em Brasília os prefeitos Garleno Alves (MDB), de Santana da Boa Vista, Luiz Carlos Folador (MDB), de Candiota, Vilmar Schmitt (PP), de Capão do Leão, José Volnei Oliveira (PT), de Pedras Altas, Ronaldo Madruga (PP), de Pinheiro Machado, e Márcio Porto (MDB), de Piratini, além de Sidney Nunes (MDB), vice-prefeito de Santa Vitória do Palmar.
Eleitos do PT também tiveram agendas
Os três prefeitos do PT eleitos na região, Fernando Marroni, de Pelotas, Darlene Pereira, de Rio Grande, e Zelmute Marten, de São Lourenço do Sul, também tiveram agendas em Brasília esta semana. Na terça, acompanhados de deputados, os prefeitos se reuniram com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa.
No encontro com a ministra da Saúde, os prefeitos solicitaram mais investimentos nos municípios da região. “A ministra Nísia Trindade se mostrou muito receptiva à nossa demanda, e confiamos que, com o apoio do Governo Federal, poderemos avançar na melhoria dos serviços de saúde para a nossa população”, disse Marroni.