Treinador xavante comemora acesso à elite do Estadual Sub-20
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Sexta-Feira22 de Novembro de 2024

Base

Treinador xavante comemora acesso à elite do Estadual Sub-20

Bruno Coelho afirma que o objetivo é conquistar o título da competição

Por

Atualizado sexta-feira,
22 de Novembro de 2024 às 11:03

Treinador xavante comemora acesso à elite do Estadual Sub-20
Equipe xavante subiu na quarta-feira ao vencer o Bagé nas penalidades por 4 a 3 pela semifinal (Foto: Volmer Perez)

Na quarta-feira (20), o Grêmio Esportivo Brasil garantiu o acesso para a Série A-1 do Estadual Sub-20. No Bento Freitas, o Xavante venceu o Bagé por 1 a 0 no tempo normal e por 4 a 3 nas cobranças de pênaltis, pelo jogo de volta da semifinal.

Com a vaga na primeira divisão garantida, o Rubro-Negro agora busca o título do Estadual Sub-20. Na final, o Brasil enfrentará o classificado de Ivoti e Cruzeiro. O duelo de volta acontecerá no domingo, em Cachoerinha. Caso o Ivoti avance, o segundo jogo da decisão será em Pelotas.

“Acesso muito especial”

A base do Brasil foi reativada neste ano em uma parceria do clube com o diretor da base, Bira Sousa, e o coordenador Everton Gantes. O técnico escolhido foi Bruno Coelho, que já havia comandado a base xavante em 2022.

Com o objetivo alçado logo no primeiro campeonato do novo projeto, o treinador rubro-negro destaca que conseguir um “acesso é muito especial”.

Em entrevista ao A Hora do Sul, Bruno Coelho garante que o planejamento permanece para 2025 com a participação em torneios de verão e a sequência do trabalho com foco na disputa da Série A-1 do Estadual Sub-20.

Em relação ao acesso, o treinador rubro-negro aproveita para agradecer aos colegas de comissão técnica e aos jogadores.

“Queria agradecer o Everton Gantes e o Bira, que acreditam mais uma vez no meu trabalho. Ao meu preparador físico Gabriel Duarte, que me acompanha há mais de dez anos. Ao Claudiomiro Vargas (auxiliar), Ricardo Passos (auxiliar), David Costa (analista) e Isaías Costa (preparador de goleiros), que nos acompanharam. E especial a todos os jogadores, que realmente acreditaram no nosso trabalho, compraram a nossa ideia e fizeram o acesso ser possível pela entrega e empenho de todos eles”, diz o técnico o rubro-negro.

Base para 2025

O Brasil vem disputando o Estadual com 32 jogadores no elenco e 25 possuem idade para seguir na categoria no ano que vem. Entre os sete que ultrapassam a idade estão os titulares João Lucas (goleiro), Lucas Costa (zagueiro) e Sorriso (atacante).

Entre alguns dos destaques da atual edição, Totonho ainda tem idade para jogar no time sub-17. Ele marcou cinco gols no Estadual. Colega de ataque, Adriano Ferraz está no primeiro ano de sub-20, assim como zagueiro Alector, outro titular absoluto.

A necessidade será a busca por contratações pontuais para disputar a elite. Ainda será preciso aguardar a possibilidade de utilização de alguns no time profissional para saber se terá outras demandas no elenco. Neste ano, o goleiro João Lucas e o meia Agustin Milar fizeram parte do grupo profissional, mas não entraram em campo em jogo oficial.

“O nosso grupo é novo e os atletas que se destacaram são bem novos. Ainda precisam amadurecer e fazer parte deste processo no profissional para ver se algum deles consegue ajudar o clube”, analisa Bruno Coelho.

Destaques no Estadual

Durante as nove partidas que o time sub-20 disputou até o momento, o Brasil venceu seis, empatou uma vez e perdeu duas. O ataque marcou 12 gols e a defesa foi vazada apenas cinco vezes.

Das 12 bolas na rede, nove foram marcados pela dupla Totonho e Adriano Ferraz, 75% dos gols da equipe, ressaltando a importância dos dois jogadores no acesso conquistado.

“No geral o nosso grupo é muito forte. Um grupo que ficou coeso, que passou dificuldade para conseguir esse acesso, mas nunca desistiu, sempre trabalhou bastante e foi coroado com esse acesso”, afirma o comandante xavante.

Depois do acesso, o elenco recebeu quatro dias de folga. Na segunda-feira iniciará a preparação para os dois jogos finais.
“Vamos em busca do título. É importante não só para os atletas e comissão, mas também para o clube”, completa o treinador.

Campanha

Primeira fase
Brasil 1 x 1 Rio Grande
Oriente 1 x 3 Brasil
Cruzeiro 1 x 2 Brasil
Brasil 1 x 0 Bagé
Ivoti 0 x 3 Brasil

Quartas de final
São Borja 1 x 0 Brasil
Brasil 1 (4) x (1) 0 São Borja

Semifinal
Bagé 1 x 0 Brasil
Brasil 1 (4) x (3) 0 Bagé

Artilheiros

Totonho | 5
Adriano Ferraz | 4
Sorriso | 1
Agustín Milar | 1
Carlos | 1

Estadual Sub-20 A-1 2025

Brasil, Apafut, Esportivo, Gramadense, Juventude, Novo Hamburgo, São José, São Luiz, Futebol com Vida, Grêmio, Real, Internacional, Caxias, Brasil-FAR, Ypiranga e Ivoti ou Cruzeiro

Elenco

Goleiros
* João Lucas
* Lorenzo Costa
* Lucio Machado

Zagueiros
* Alector
* Guilherme Bispo
* Pedro Coutinho
* Otávio Garcia
* Lucas Costa

Laterais
* Jeferson
* Itallo Buss
* João Pedro
* Heverson Garcia
* Lucas Guimarães

Meio-campistas
* Rodrigo Balbinotti
* Guilherme Costa
* Luiz Miguel
* Leleco
* Endrew Cuimbra
* João Gabriel
* Maxsuel Balbino
* Cleberson Miranda
* João Dias
* Agustin Milar
* Yuri Amaral (Sorriso)

Atacantes
* Luiz Antônio (Totonho)
* Adriano Ferraz
* Rian Costa
* Yuri Amaral
* Cauã Spessato
* Renan Albuquerque

Acompanhe
nossas
redes sociais