Um grupo de jovens arquitetos de Pelotas realizou um projeto de habitação e requalificação urbana que está pronto para melhorar a qualidade de vida de mais de 50 famílias em Laguna, em Santa Catarina. O estudo técnico avaliado por urbanistas e arquitetos ligados ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SC) venceu neste mês, por unanimidade, o concurso Habitar Legal, voltado para áreas de interesse social nos municípios do estado.
O local escolhido foi o bairro Vila Vitória. A localidade foi ocupada no início dos anos 1990 em uma área de aterro que hoje conta com 2,7 mil moradores, boa parte deles formada por pescadores. O grupo composto pelos arquitetos Alice Moraes, Amanda Hentges, Eduardo Riemke e Gustavo Benedetti, estudou sobre a área com visitas in loco, conversas com autoridades locais e busca de referências o que resultou no projeto que visa a qualidade de vida dos moradores.
Projeto
O projeto inclui a implantação de 52 novas moradias e um trapiche para ajudar no trabalho e facilitar o acesso dos pescadores até a margem da lagoa, vizinha à comunidade. Além disso, a proposta prevê a urbanização e qualificação do núcleo central da área por meio de melhorias na infraestrutura urbana, com direito à implantação de equipamentos comunitários em uma área verde e à abertura de novos acessos viários.
“Pensamos em um projeto exequível, uma das principais exigências do concurso”, explica Alice Moraes. “Enquanto escritório, estamos muito satisfeitos com a nossa participação e pretendemos ampliar o estudo sobre esse tema para quem sabe, vir a participar de mais concursos e projetos que são tão essenciais no país que a gente vive”, comenta a arquiteta.
Com os projetos vencedores em mãos, a direção do Conselho agora pretende firmar parcerias com prefeituras e demais órgãos públicos catarinenses a fim de viabilizar a execução dos trabalhos.