A previsão de muita chuva para este feriado da Consciência Negra e os alertas da Defesa Civil têm gerado preocupação na população gaúcha após enfrentar um ano em que os efeitos climáticos devastaram muitas cidades em maio, sem contar com os estragos de setembro de 2023.
Pois para esta quarta-feira (20), a frente fria, o sistema de baixa pressão e os ventos úmidos vindos do oceano provocam chuva intensa e temporais isolados em partes do Estado. Na Zona Sul não será tanta chuva, mas as rajadas de vento podem atingir 55 quilômetros por horas (km/h), segundo o Centro de Pesquisa e Previsões Meteorológicas (CPPMet).
Pelo Boletim Hidrológico da Sala de Situação do RS, os mapas indicam que na Região Metropolitana, Serra, Noroeste e parte do Centro os acumulados podem atingir entre 45 milímetros por dia (mm/dia) e 75 mm/dia, acendendo o sinal de atenção da Defesa Civil. No Litoral Norte, os avisos são de alerta, com possibilidade de 100 mm para esta quarta. Na Região Sul, a previsão é de pancadas de chuva, com períodos de parcialmente nublado. O acumulado diário fica entre 5 mm e 15 mm e garante um pouco mais de tranquilidade.
Vento forte
Entretanto, as rajadas de vento se intensificam em todas as áreas do RS, variando entre 50 km/h e 70 km/h. A meteorologista Eliane Pereira Alves aponta ventos de 40 km/h a 55 km/h na Metade Sul. “São ventos fracos a moderados, com rajadas principalmente entre o final da manhã e o meio da tarde, mas não chegam a ocorrer danos”, prevê a especialista.
O alerta segue para quem trabalha no mar, pois este ficará agitado durante o dia. Ainda para a região, haverá variação de temperatura com mínima de 16ºC e máxima de 22ºC. Somente no Norte do Estado, os termômetros poderão chegar aos 30ºC.