A participação dos Centro de Tradições Gaúchas no Encontro Nacional de Arte e Tradição (Enart) 2024 das 6ª e da 26ª Regiões Tradicionais, que abrangem municípios da Zona Sul, rendeu um primeiro lugar na categoria bandoneon e um segundo lugar em declamação feminina. As invernadas adultas dos CTGs Thomaz Luiz Osório e Carreteiros do Sul se classificaram entre as 20 finalistas, e competiram com brilho no domingo, no Parque Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
São mais de duas décadas representando o CTG Thomaz Luiz Osório. O acordeonista Bruno Ludtke, aos 73 anos e tratando um câncer, venceu todas as barreiras para estar mais uma vez – a 27ª participação – no palco do Enart e conquistar esse mérito. Segundo o patrão da entidade, Mauro Real Heidrich, “Seu Bruno esteve mal de saúde e o encontro foi a grande motivação dele no enfrentamento à doença”. Outra consagração é que em meio a tantos grupos de danças tradicionais, a invernada ficou entre as finalistas, conquistando o 15º lugar.
O mesmo orgulho sentiu a invernada do CTG Carreteiros do Sul, que homenageou o cantor Dante Ramon Ledesma, que se apresentou na entrada do grupo. Rio Grande, pela 6ª Região Tradicionalista, também conquistou o troféu de segundo lugar na categoria Declamação Feminina, com Gabrielle Lopes Ribeiro, do CTG Farroupilha.
Vencedores
O CTG Ronda Charrua, da cidade de Farroupilha, conquistou o título de campeão na categoria de Danças Tradicionais Força A. O tema foi da família Fialho e Silva. O Enart é promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e contou com a participação de 4,5 mil competidores de 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, disputando em 25 modalidades diferentes.