Mudanças climáticas são foco de workshop na UFPel
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira4 de Dezembro de 2024

Discussão ambiental

Mudanças climáticas são foco de workshop na UFPel

Evento começa nesta segunda-feira e tratará sobre os desafios nos contextos ambiental e social

Por

Mudanças climáticas são foco de workshop na UFPel
Pelotas sofre com as cheias e enchentes causadas pelas mudanças (Foto: divulgação)

Segundo WorkShop Gaúcho de Mudanças Climáticas começa nesta segunda-feira (18) e prossegue terça-feira (19) no Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Com o objetivo de discutir os impactos e desafios do aumento e da intensidade de eventos meteorológicos extremos, o evento contará com a participação de especialistas, gestores públicos, representantes da sociedade civil e estudantes.

Uma das sessões do workshop será destinada à agricultura. O professor de Meteorologia da UFPel, Marcelo Alonso, explica que no espaço serão discutidas ações de planejamento e monitoramento de práticas agrícolas.

A área é umas das que mais estão sofrendo com os problemas climáticos nos últimos anos. A Agropecuária, por exemplo, em 2022, afetada pela estiagem, apresentou retração de -42,9%.

“Essas discussões vêm ganhando muito espaço entre os produtores rurais, basta verificar o que foi a programação de grandes feiras do Estado, como a 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e a 47ª Expointer”, avalia o docente.

Durante os dois dias do evento, outros temas também terão espaço, como biodiversidade, serviços ecossistêmicos, cidades, gestão de riscos e desastres, zona costeira e oceânica, saúde e educação ambiental.

Um dos convidados destaque será o climatologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, um dos cientistas mais influentes na área de Mudanças Climáticas.

Da mesma forma, será uma oportunidade para acadêmicos de diversas áreas ligadas às mudanças climáticas trocarem informações sobre suas pesquisas, pontua o docente.

No evento também ocorrerá a segunda Reunião Extraordinária Pública do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência, com a participação de gestores do município.

A programação assim como as inscrições podem ser acessadas no link.

Acompanhe
nossas
redes sociais