Decrab Bagé tenta desarticular quadrilha que atacava na Zona Sul
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira13 de Novembro de 2024

Investigação

Decrab Bagé tenta desarticular quadrilha que atacava na Zona Sul

A Comarca de Piratini expediu 16 ordens judiciais que foram cumpridas em quatro cidades do RS. Duas pessoas foram presas em Passo Fundo

Por

Atualizado terça-feira,
12 de Novembro de 2024 às 16:03

Decrab Bagé tenta desarticular quadrilha que atacava na Zona Sul
A suspeita é que parte do bando esteja foragido na Argentina. (Foto: Divulgação Decrab)

A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, com apoio da Draco e 2ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, e delegacias de Santo Ângelo, Passo Fundo e São Miguel das Missões, deflagrou a operação Tombador, com o objetivo de desarticular grupo criminoso atuante no roubo a implementos agrícolas em todo o Estado do Rio Grande do Sul. A Comarca de Piratini expediu 16 ordens judiciais que foram cumpridas esta manhã no noroeste e Missões. O bando este ano fez vítimas em propriedades rurais de Aceguá, Canguçu, Pedras Altas e Piratini

Durante os dez meses de investigações, verificou-se a existência de associação criminosa com atuação em todo o Estado, agindo no roubo a propriedades rurais. De acordo com o titular da Decrab, delegado Guilherme Fagundes Nunes, o modus operandi dos criminosos é o uso de violência física e grave ameaça com emprego de armas de fogo. “Eles invadem propriedades rurais e subjugando famílias inteiras, sendo subtraídos implementos agrícolas”, relata. Estima-se que apenas no corrente ano o grupo tenha praticado ao menos quatro roubos nesta modalidade na Zona Sul e Campanha. 

O delegado Nunes representou pela expedição de dez mandados de busca e apreensão e seis prisões preventivas. Aproximadamente 50 policiais deram cumprimento simultâneo às ordens judiciais em Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo e São Miguel das Missões, resultando na apreensão de vários objetos de interesse da investigação, como telefones celulares e um tanque de combustível com capacidade de mil litros, utilizado pelo grupo para abastecer veículos durante a fuga. 

Durante as diligências realizadas, um dos alvos foi preso e outro indivíduo foi surpreendido em flagrante delito por tráfico de drogas em Passo Fundo. A equipe de investigação suspeita que o restante do grupo encontra-se foragido na Argentina.

“As investigações irão prosseguir até a responsabilização de todos os criminosos que atuam em favor de tal grupo criminoso, estando a ação de hoje inserida num contexto de várias ações policiais que visam a manter a ordem e os baixos índices de crimes rurais no Estado, representando resposta Estatal às empreitadas criminosas”, garantiu o delegado. 

Acompanhe
nossas
redes sociais