O Estaleiro Rio Grande (Ecovix), consorciado com o Mac Laren, de Niterói (RJ), deve sair vencedor da licitação pública da Transpetro para a construção de quatro embarcações do navio Handy. A empresa foi a única a apresentar proposta com a oferta de R$ 433 milhões por embarcação. Se confirmado, o trabalho pode gerar milhares de empregos.
Conforme a Transpetro divulgou em nota, após a abertura das propostas comerciais, a comissão de licitação irá iniciar a fase de negociação. Em seguida, serão analisadas as condições de habilitação, com a verificação de documentação para qualificação jurídica, econômica e técnica. Ao final, será feita a divulgação do resultado dos recursos e a formalização da proposta vencedora na Petronect. A expectativa é que o contrato com o Estaleiro Rio Grande seja assinado em até 60 dias.
De acordo com o cronograma da concorrência, o lançamento do primeiro navio Handy é estimado para o primeiro semestre de 2026. Os demais navios serão entregues sucessivamente a cada seis meses, até meados de 2028. As embarcações terão capacidade para movimentar de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto e serão utilizadas para transporte de produtos do petróleo, como a gasolina.
Potencial de geração de empregos
Na avaliação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rio Grande e São José do Norte (STIMMMERG), Benito de Oliveira Gonçalves, possivelmente, a construção dos quatro navios deverá gerar cerca de cinco mil empregos entre diretos e indiretos, com possibilidade de ampliação.
“Agora vamos trabalhar para que o estaleiro EBR, de São José do Norte, também volte a ter encomendas, visto que a região conta com muitos trabalhadores qualificados e desempregados”, informa Gonçalves. Com previsão do começo de obras ainda em 2024, a modernização da Refinaria de Petróleo Riograndense também deve gerar mais mil empregos em Rio Grande.