O Grêmio Esportivo Brasil está garantido na semifinal da Série A-2 do Estadual Sub-20. Neste domingo (10), o Xavante eliminou o São Borja por 4 a 1 nos pênaltis depois de vencer nos 90 minutos por 1 a 0. O Rubro-Negro tinha perdido pelo mesmo placar no jogo de ida.
O artilheiro Totonho marcou o gol da vitória no segundo tempo, o seu quinto no Estadual. Nos pênaltis, o Brasil teve 100% de aproveitamento: Sorriso, Ítalo, João e Lucas converteram. O goleiro João Lucas defendeu a cobrança do também goleiro Antony e o centroavante Luís Gabriel chutou para fora.
Na próxima fase o Xavante enfrentará o Bagé valendo vaga na final da competição e o acesso para a elite do Estadual Sub-20. O jogo de ida será na Pedra Moura, na Rainha da Fronteira, e a volta na Baixada. A outra semifinal será entre Cruzeiro e Ivoti.
Ataque contra defesa
Precisando reverter a desvantagem de um gol, o Brasil dominou a partida desde o começo, mas sem conseguir abrir o placar.
Somente na etapa final o Xavante conseguiu traduzir a superioridade em gol. Aos nove minutos, Sorriso cruzou de esquerda pelo direito de ataque. Totonho apareceu livre e tocou de primeira para o gol: 1 a 0.
Dois minutos depois, Sorriso saiu na cara do gol, mas no momento da finalização foi derrubado pelo zagueiro do São Borja. O árbitro não marcou o pênalti e ainda mostrou cartão amarelo para o jogador xavante por simulação. Aos 23, Max chegou a fazer o segundo, mas o assistente marcou impedimento.
Na reta final o time xavante passou a sentir a parte física. Totonho com câimbras não tinha mais condições de jogo, mas ficou até o apito final para não deixar a equipe com um a menos.
A equipe do técnico Bruno Coelho iniciou o jogo com João Lucas; Ítalo, Lucas, Alector e Lucas Pedroso; Guilherme, Max, Sorriso, Agustin Milar e Totonho; Adriano Ferraz.
100% nos pênaltis
O Brasil iniciou as cobranças com Sorriso deslocando o goleiro. Iago deixou tudo igual para o São Borja. Na segunda série, ítalo converteu para o Xavante, mas Luís Gabriel chutou por cima, deixando o Rubro-Negro em vantagem.
Na terceira série João fez 3 a 1, e o goleiro Antony parou em João Lucas. Na quarta cobrança, Lucas também converteu e carimbou a vaga xavante na semifinal.
Placar – Quartas de final
Brasil 1 (4) x (1) 0 São Borja (agregado: 1 x 1)
Veranópolis 1 x 2 Bagé (2 x 3)
PRS 0 x 2 Ivoti (0 x 2)
Cruzeiro 3 x 1 Ale Lajeado (5 x 2)
Semifinal
Brasil x Bagé
Cruzeiro x Ivoti