Reivindicação antiga da região Sul do Estado, a ligação a seco entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte deverá dar importante passo ainda em 2024. Está prevista a publicação de edital pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para a licitação da elaboração do projeto executivo de uma nova ponte. O recurso inicial de R$ 10 milhões já está assegurado pelo Novo PAC do governo federal.
Até então, conforme explica o vice-presidente de Infraestrutura da Federasul, Carlos Bacchieri Duarte, a discussão estava voltada sobre a forma de fazer a ligação: por ponte ou túnel. “Foi escolhido o modelo de ponte, que utilizará um sistema moderno sem a necessidade de elevar muito a pista para que os navios de grande altura possam passar”, explica.
A expectativa é de que a assinatura do contrato com a empresa responsável pela elaboração do projeto ocorra até o final de 2024. Após, o prazo será de dois anos, a partir da assinatura do contrato, para entrega do projeto executivo e, posteriormente, definição da melhor forma para custear a obra.
Em Rio Grande, a ponte deverá ser construída a partir da avenida Honório Bicalho, e seguirá reta em estilo canivete até o arroio do Laracha, em São José do Norte. O trajeto representará cerca de 3,8 quilômetros e necessitará de um investimento de cerca de R$ 600 milhões.
Nova ligação com o norte do Estado
Com a construção da nova ponte, a região passará a ter duas ligações com o norte do Estado: a BR-116 e a BR-101. A obra também será de fundamental importância para o desenvolvimento do Porto de Rio Grande, por possibilitar a expansão sem a necessidade de maior investimento. “Já temos os molhes da barra, a sinalização, a dragagem, é só construir novos terminais na margem de São José do Norte”, explica Bacchieri.
O impacto também deverá ser grande para o setor do turismo, especialmente devido ao trajeto via BR-101 encurtar a chegada ao litoral norte do Estado e às praias de Santa Catarina. “Pela BR-101, um automóvel em velocidade normal fará São José do Norte a Osório em três horas. Hoje, para fazer Rio Grande a Osório precisa passar por Porto Alegre e depois pegar a Freeway”, comenta.
Na avaliação da prefeita de São José do Norte, Fabiany Roig, a construção aguardada há décadas será uma grande oportunidade para o desenvolvimento econômico e social. “Certamente contribuirá para atração de novos empreendimentos e fomento da atividade turística. Além disso, melhorará a mobilidade dos moradores da região”, diz.
A prefeita ressalta que a mobilização ganhou novo fôlego a partir da conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental demonstrando a viabilidade da obra. “Eu assim como outros atores participamos de diversos atos pró-ponte. Também visitamos muitos gabinetes dos deputados gaúchos na ocasião da conclusão do estudo, pedindo apoio político para que o projeto tivesse continuidade”, informa.