Sete das 12 equipes do Campeonato Gaúcho do ano que vem já estão 100% focadas na montagem do grupo para o Gauchão 2025. Avenida, Brasil, Caxias, Guarany de Bagé, Monsoon, Pelotas e São Luiz estão anunciando reforços com frequência, alguns mais que outros. A dupla Bra-Pel quase diariamente confirma alguma contratação ou renovação. Até o fechamento desta edição o Brasil contava com 11 jogadores confirmados e o Pelotas 14.
Já Grêmio, Internacional e Juventude, na Série A do Campeonato Brasileiro, e São José e Ypiranga, no Troféu Zagallo, seguem disputando competições oficiais na temporada e saem atrás na preparação para o próximo Estadual.
Analisando os nomes já confirmados pelas sete equipes citadas, é possível ver metodologias de mercado diferentes. Xavante, Lobo e o Alvirrubro de Bagé estão apostando em sua maioria em jogadores vindo de outros mercados, não tão conhecidos no futebol gaúcho, diferente do Avenida. A equipe de Santa do Cruz do Sul apostou em diversos nomes com passagem pelo futebol pelotense, por exemplo. Rodrigo Mamá, Micael, Jeder, Amaral, Adriano Klein, Flávio Torres, Michel e Branquinho passaram pela dupla Bra-Pel e disputarão o Gauchão pelo Periquito. O técnico William Campos também segue no comando técnico. Ele foi treinador do Lobo em grande parte da temporada passada.
Já o Caxias vive ainda estágio inicial após a troca da direção executiva. Depois de uma péssima campanha na Série C, o Grená deve passar por uma grande renovação. Poucos nomes já foram confirmados para 2025. O meia Tomas Bastos foi um dos poucos destaques e teve o contrato renovado.
Novato no Gauchão, o Monsoon é um clube que não costuma anunciar os reforços, mas já se sabe que o elenco contará com o zagueiro Sidnei, ex-Inter e com passagem por Benfica e Bétis, assim como o atacante Leandro, ex-Grêmio e Palmeiras. O atacante Tony Junior, com passagem por Pelotas, Guarany e Avenida, também foi contratado. Outros nomes conhecidos são os volantes Jhonata Lima e Jeferson Lopes, lateral-esquerdo Adryel e o meia Patrick.
O Guarany de Bagé surpreendeu ao terminar o Gauchão deste ano em quinto lugar. Para tentar repetir o feito, a direção trouxe de volta alguns dos destaques como Lessa, Saulo, David Cunha e Wilson Júnior. Outras caras novas são menos conhecidas, mas ontem foi anunciado o meia Marllon. O jogador foi o artilheiro do Xavante no Gauchão de 2022 com quatro gols.
O São Luiz é outro que terá um time bem diferente em relação a 2024. A equipe de Ijuí venceu a Recopa Gaúcha contra o Grêmio, mas foi apenas o oitavo entre os 12 times do Campeonato Gaúcho. O técnico Alessandro Telles está de volta, mas apenas Ricardo Thalheimer e Bruno Jesus renovaram para o ano que vem. O centroavante será Da Silva, jogador com passagem pelo Brasil no ano passado.
O meia Guilherme Garré, destaque do Novo Hamburgo nas últimas temporadas, também disputará o Estadual pelo Rubro.
Elencos das equipes
Avenida
Goleiros
Rodrigo Mamá
Gabriel Toebe
Lateral-direito
Mizael
Zagueiros
Micael
Dadalt
Jeder
Volantes
Amaral
Zé Vitor
Meia
Laion
Atacantes
Adriano Klein
Branquinho
Flávio Torres
Michel
Técnico: Wiliam Campos
Monsoon
Goleiro
Lúcio
Lateral-direito
Alessandro Vinícius
Zagueiro
Sidnei
Lateral-esquerdo
Adryel
Volantes
Jhonata Lima
Jeferson Lopes
Meias
Diogo Sodré
Patrick
Atacantes
Jarro
Tony Junior
Leandro
Técnico: Bruno Coutinho
Brasil
Goleiros
Gabriel Oliveira
Jacsson
Lateral-direito
Murillo Lima
Lateral-esquerdo
Higor
Zagueiro
Gabriel Macedo
Bruno Miguel
Volante
Jonathan Cabeça
Meias
Kauê Pires
Rafael Gelatti
Atacantes
Histone
Gabriel Pereira
Técnico: William de Mattia
Pelotas
Zagueiros
Yuri
João Vila Verde
Heverton
Laterais-esquerdos
Bruno Ré
Bryan Gabriel
Volantes
Bruno Luiz
Venício
Robson Lopes
Mateus Silva
Meia
Cesinha
Atacantes
Marcelinho
Warlei
Léo Ferraz
Emerson
Técnico: Ariel Lanzini
Guarany de Bagé
Goleiro
Jonathan
Laterais-direitos
Tales
Lessa
Lateral-esquerdo
João Victor
Zagueiros
Saulo
Thiago Troleze
Michel Bennech
Volantes
Allan Christian
David Cunha
Murilo
Ronald
Meia
Marllon
Atacantes
Wilson Júnior
Lucas Souza
Jackson Bernardo
Técnico: Márcio Nunes
Caxias
Goleiros
Victor Golas
Thiago Coelho
Zagueiro
Lucas Cunha
Volante
Pedro Cuiabá
Meia
Tomas Bastos
Wendell
Arthur
Atacantes
Welder
Técnico: Luizinho Vieira
São Luiz
Lateral-direito
Léo
Zagueiros
Rafael Goiano
Ricardo Thalheimer
Meia
Garré
Luiz Henrique Santos
Atacantes
Júlio César
Maikon Aquino
Adaílson
Da Silva
Dionathã
Técnico: Alessandro Telles