Comércio de Pelotas se prepara para a Black Friday

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Comércio de Pelotas se prepara para a Black Friday

De acordo com o Sindilojas, tíquete médio deverá ficar próximo aos R$ 300

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Comércio de Pelotas se prepara para a Black Friday
Lojas esperam crescimento de cerca de 15% nas vendas em relação a outubro (Foto: Jô Folha)

Ainda com possibilidade de ampliação e diversificação de produtos pelo comércio de Pelotas, a Black Friday já se tornou a principal data de acréscimo de faturamento em novembro. Em 2024, comemorada em 24 de novembro, deve gerar aumento de 15% nas vendas em comparação a outubro, projeta o Sindilojas Pelotas.

Com cada vez mais segmentos diferentes aderindo a semana de promoções, o tíquete médio deve ficar em torno de R$ 300. Conforme o presidente do Sindilojas Pelotas, Renzo Antonioli, nem todas as empresas locais aderem à promoção, por isso a possibilidade de qualificar a exploração da data.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindilojas de Porto Alegre, mais de 70% dos gaúchos têm o hábito de comprar no período. O que motiva a compra são os descontos e as promoções especiais disponibilizadas. Tradicionalmente, dentre os produtos mais procurados estão eletrodomésticos, eletrônicos, eletroportáteis e roupas.

Ampliação de segmentos

Na avaliação da CDL Pelotas, os lojistas já têm consciência da data, mas vários ainda estão se habituando com as múltiplas possibilidades. Entretanto, já existem segmentos como o de alimentação e o doceiro que conseguem explorar melhor as promoções.

“A Black Friday surgiu muito ligada aos eletrônicos, mas hoje já se estende a outros setores. É uma questão de adaptação cultural e vemos uma crescente positiva nesse sentido”, avalia o conselheiro gestor da CDL Pelotas, Daniel Centeno.

Tanto o Sindilojas quanto a CDL orientam os lojistas sobre as melhores práticas visando o incremento de vendas, como a oferta de descontos reais para que a compra se torne de fato vantajosa, completa Antonioli.

Para a CDL Pelotas, uma das formas de qualificar as vendas é a utilização de redes sociais e WhatsApp para divulgação da campanha. “Manter o bom atendimento é fundamental, pois logo esses clientes vão retornar para as compras de Natal. Portanto, não basta ter estoque e promoções, é necessário atender bem e garantir que o cliente ficará satisfeito e se sentirá valorizado”, diz Centeno.

Crescimento nas vendas

Conforme a gerente de uma loja de variedades localizada no centro, Fernanda Rodrigues, a Black Friday aumenta em 20% as vendas do mês de novembro. A loja opta por trabalhar promoções durante as quatro semanas do mês, lançando diariamente um produto com grande desconto que segue disponível até o término dos estoques.

“Por exemplo, um jogo de lençol casal de R$ 39,99 é vendido por R$ 19,99. Toalhas de banho, de R$ 39,99 por R$ 17,99”, explica.

A divulgação do produto promocional do dia ocorre via redes sociais. A ação também é responsável por aumentar a venda de outros produtos, visto que os consumidores ao visitar a loja acabam levando outros itens como artigos decorativos para o Natal.

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