50ª Feira do Livro começa nesta quinta-feira na praça Coronel Pedro Osório

Evento

50ª Feira do Livro começa nesta quinta-feira na praça Coronel Pedro Osório

Evento tem cerimônia de abertura oficial, com a homenagem ao patrono, professor José Luís Marasco Cavalheiro Leite

Por

50ª Feira do Livro começa nesta quinta-feira na praça Coronel Pedro Osório
Livreiros passaram toda a quarta-feira organizando os expositores (Foto: Jô Folha)

A estrutura está montada e os livreiros estão na praça Coronel Pedro Osório, só falta o público começar a chegar, a partir das 13h desta quinta-feira (31), para que a 50ª Feira do Livro de Pelotas esteja em pleno funcionamento. Sob o tema Conectando gerações, construindo futuros, o evento terá cerimônia oficial de abertura da edição de “Bodas de Ouro” às 18h, na Tenda Cultural, com a homenagem ao patrono, professor José Luís Marasco Cavalheiro Leite, apresentado pelo orador, o governador, Eduardo Leite (PSDB), seu filho. A realização é da Câmara Pelotense do Livro.  

Feliz com a realização desta Feira do Livro de número 50, a presidente da Câmara, Bete Lovatel, diz que tudo que foi projetado está se concretizando. Entre as novidades na estrutura estão os banheiros químicos, a nova alameda das crianças e o aumento no tamanho da Tenda Cultural.

“Está tão bonito, tanta gente envolvida, todo mundo trabalhando, se organizando está muito legal. É pra isso que a gente trabalha tanto. As pessoas tem que ter uma boa experiência com a livro, com a leitura, aí vira um hábito”, fala.

Treze livrarias estarão na praça até o dia 17 de novembro (Foto: Jô Folha)

Novidades da edição

Este ano a Feira terá 13 livreiros, além dos estandes dos parceiros. No setor de livros, a novidade é o retorno da livraria da Universidade Federal de Pelotas. O evento segue sem praça de alimentação, mas mantém a cafeteria na Tenda Cultural e terá o retorno do Yoshake.  

A organizadora do evento, Theia Bender, acredita que esta seja uma edição muito movimentada, especialmente pela presença das crianças. “Em termos de público acho que este ano será bem maior, também por causa das crianças. Elas vão movimentar muito”, diz. 

Diariamente dois ônibus da empresa Kopereck vão levar alunos da rede pública municipal para a Feira. Para esse público foi preparada uma intensa programação, sob os cuidados da equipe da Bibliotheca Pública Pelotense, num espaço feito para as crianças, instalado na alameda que chega até a rua Lobo da Costa.

A programação vai incluir uma série de atividades culturais, como os shows musicais ao entardecer, além das 60 sessões de autógrafos com autores locais e nomes de expressão nacional. O Sesc-RS, como co-realizador cultural, apresenta o projeto Conversa com os Escritores, no qual estão confirmados nomes como Cláudia Tajes, Diana Corso, Ryane Leão, Gabriel Manetti e Rafael Montes, entre outros. 

Livreiros prontos 

O dia de ontem foi para que os livreiros colocassem os livros nos expositores dos estandes. Estreante no evento, o livreiro Jonas Graczcki, da livraria Corvos de Santa Maria, conta que o fato de a Feira do Livro de Pelotas ser um evento tradicional motivou a vinda ao município. “A gente tinha ouvido muito sobre esse evento e no ano passado vimos que a autora Ilana Casoy estava aqui, uma autora renomada e que pessoalmente, eu e a minha sócia gostamos bastante”, conta.

O tipo de literatura que a paulista escreve a que a Corvos vem representar na Feira. “Vimos que a Feira fomenta o tipo de leitura que a gente trabalha, por isso a nossa aposta”, conta. Este ano a expectativa é com a vinda do autor Raphael Montes, que estará na Feira no dia 8. Montes é parceiro de Ilana na obra Bom dia Verônica. 

Diferentemente de Graczcki, Isabel Zschornack, da livraria Concórdia, é uma tradicional livreira do evento, além de ter sido presidente da Câmara Pelotense do Livro por quatro edições da Feira. “Começamos em 200 na alameda da Floriano e a estrutura era bem diferente, essa agora é a melhor, porque fica a Feira toda coberta. Agora o público pode vir com chuva. Esperamos que a comunidade prestigie, fazer a Feira não é fácil, mas fazemos com muito carinho”, diz.

Programação hoje

13 – abertura da Feira Câmara Pelotense do Livro Abertura da Feira do Livro 2024  

Alameda das Crianças

14h até 21h – Atividades Diversas Equipe Bibliotheca Pelotense Escavação arqueológica/ Varal de Desenhos 

15h – Atividades Diversas Equipe Bibliotheca Pelotense Tour Bibliocantos

15h30min – Atividades Literárias Equipe Bibliotheca Pelotense Livros: Dia do Saci / Dia das bruxas 

16h – Atividades Diversas Equipe Bibliotheca Pelotense Tour Bibliocantos

Tenda Coletiva

13h30min – Atividades Escolar Escola SESI Projeto Psygroove- programa rádio Abertura Feira do Livro / óculos Virtuais

Tenda Cultural

14h e 15h – Apresentação Escolar SMED Pelotas Concerto da Orquestra Estudantil do Município

18h – Abertura Oficial Câmara Pelotense do Livro Abertura Oficial da 50ª Feira do Livro de Pelotas

Autógrafos

15h –  EEEM Ginásio do Areal e EEEF Fernando Treptow lançam Caderno literário Escrito a giz, produzido pelos professores Marta Bottinie e Ronaldo Campello e alunos

Serviço

O quê: 50ª Feira do Livro de Pelotas

Quando: desta quinta-feira (31) até o dia 17 de novembro, das 13h às 21h

Onde: praça Coronel Pedro Osório

Acompanhe
nossas
redes sociais