Joaquim Duval conquista o cargo de prefeito com diferença pequena de votos

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Joaquim Duval conquista o cargo de prefeito com diferença pequena de votos

Por

Se a diferença de 1.263 votos no segundo turno das eleições para prefeito de Pelotas em 2024 imprimiu emoção extra à disputa entre os candidatos Fernando Marroni (PT), prefeito eleito, e Marciano Perondi (PL), imagine como deve ter sido a tensão vivida pelos postulantes ao mesmo cargo em 1947. Na eleição principal, a diferença foi de 64 votos segundo alguns jornais da época e 124 conforme outros. O vencedor foi Joaquim Duval (PSD), que superou o adversário de urna, Sylvio Echenique (UDN).

A eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores ocorreu em 15 de novembro em um período em que os votos eram em papel. Ao longo de mais de 15 dias os eleitores acompanharam pelos jornais o lento e conturbado escrutínio, com suspeitas sobre três urnas, sendo que uma delas foi anulada.

Os principais candidatos no pleito foram o ex-vereador da curta legislatura de 1936-1937, Joaquim Duval, concorrendo pelo PSD, que representou a continuação do interventor Procópio Duval Gomes Freitas. O outro concorrente era Sylvio Echenique, pela UDN, ex-interventor da cidade entre 1944 e 1945.

De acordo com um jornal da época, Duval foi eleito com 8.692 votos, porém seu opositor conquistou a simpatia de 8.628 eleitores conforme alguns registros e 8.568 de acordo com outros. Na disputa pelo cargo de vice, Adolfo Fetter, do PSD, conquistou 8.615 votos, superando Manoel Gomes da Silva Júnior, da Coligação Popular.

Havia ainda uma terceira dupla de postulantes aos cargos de prefeito e vice, respectivamente: João Simões Lopes (2.796 votos) e Ernestino Pereira Lucena (2.653 votos).

Outra votação

Por causa de uma urna no interior, que foi anulada, a Justiça Eleitoral realizou uma eleição suplementar na seção que foi anulada, em janeiro de 1948 para definir o pleito, que ratificou a eleição anterior. Porém os vencedores haviam sido diplomados em 8 de dezembro de 1947.

Doze anos sem eleições

O professor doutor Álvaro Barreto, titular do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (IFISP/UFPel), comenta que esta foi a primeira eleição para prefeito desde 1935, portanto, há 12 anos que os pelotenses não iam às urnas escolher o Chefe do Executivo. “É um cenário novo e incerto para todos, eleitores e candidatos. Além disso, é um período de retomada da democracia e com partidos novos. Apesar de os candidatos serem pessoas com trajetória política prévia, os partidos eram relativamente desconhecidos para os eleitores, pois haviam sido criados no pós-1945”.

Curiosidade da eleição

  • Sylvio Cunha Echenique venceu em todas as urnas do setor urbano
  • Joaquim Duval venceu em 33 das 37 urnas da zona rural

Fontes: jornais Diário Popular e A Opinião Pública/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense; wikipedia.org

Há 50 anos

Mauro Brandão conquista campeonato aos 13 anos

O estudante Mauro Martins Brandão, na época com 13 anos, conquistou o Campeonato Estadual de Tênis de 1974, em Porto Alegre. O adolescente representou o Parque Tênis Clube na competição.

Aluno do sétimo ano do Colégio Gonzaga, Brandão contou que a disputa mais acirrada foi contra o representante do clube Leopoldina Juvenil, na semifinal. “Todos os adversários foram difíceis, mas o Rogério Martins, do Leopoldina, dono de excelente técnica e grande movimentação, me fez passar por grandes apuros”, contou. 

Fonte: jornal Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 100 anos

Sociedade Agrícola prepara Exposição Feira para novembro

A diretoria da Sociedade Agrícola de Pelotas realizava as inscrições para a 10ª Exposição Feira, que ocorreu a partir de 15 de novembro de 1924. Naquele ano a entidade contou com o auxílio de 10 contos de réis do Governo Federal.

Um dos destaques do evento era a exposição avícola, realizada sob os cuidados da Sociedade Avícola. Além das aves, o evento contabilizou a inscrição de um touro Hereford, de cinco meses e filho de um campeão inglês. O animal esperado era oriundo de Bagé. 

A programação do evento ainda contou com concurso leiteiro. 

Fonte: jornal A Opinião Pública/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais