Programa do Pacto Pela Paz insere jovens no mercado de trabalho
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira25 de Novembro de 2024

Oportunidades

Programa do Pacto Pela Paz insere jovens no mercado de trabalho

Projeto Escalada é um dos mecanismos que o projeto do governo municipal trabalha junto às comunidades

Por

Atualizado domingo,
20 de Outubro de 2024 às 09:14

Programa do Pacto Pela Paz insere jovens no mercado de trabalho
Aos 15 anos, Lara vai trabalhar no Banco do Brasil (Foto: Jô Folha)

O Pacto Pelotas Pela Paz tem reproduzido, nos últimos sete anos, um quadro positivo na redução dos indicadores da criminalidade. Mas nem só de números é feito o programa iniciado em 2017. Com a missão de frear os homicídios entre 2018 e 2019, a proposta vem demonstrando uma outra face: a de que a prevenção à violência urbana é possível quando oportunidades chegam até as áreas de vulnerabilidade social e são aproveitadas por jovens dispostos a mudar o cenário de uma comunidade. A participação no programa Escalada, da prefeitura de Pelotas, já inseriu estudantes no mercado de trabalho e garante acesso a cursos profissionalizantes, de formação técnica e de iniciação à informática.

Alicerçado por parcerias como a UniSenac, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Sine, Receita Federal e Instituto Geral de Perícias (IGP), desde 2022 mais de 600 jovens participaram de cursos ministrados pela UniSenac nas escolas (no turno inverso) dos diferentes bairros da cidade. Além disso, estão em dia com a documentação. Desses, alguns já estão inseridos no mercado de trabalho, outros seguem estudando. Vitor Felipe Puls Alves e Lara Borges Ribes, ambos com 15 anos, fazem os dois e estão com grandes expectativas para o futuro. Ao relatarem suas experiências, já demonstram comprometimento com a chance que lhes foi dada.

Olhar para o futuro

“Fiquei sabendo na escola que tinha o curso à tarde e decidi participar. Depois surgiu a chance de continuar aprendendo e está sendo muito bom. Eu não sabia o que era TI (Tecnologia da Informação) e hoje aprendi sobre os componentes e como funciona um computador”, diz o jovem aluno da Escola Municipal Francisco Caruccio, no Pestano. Para ele, esta é uma chance que não pode ser desperdiçada, pois lhe abrirá portas para o mercado de trabalho. E já abriu. Ele e a colega Lara, estudante do colégio Amilcar Gigante, já estão com contrato de dois anos assinado com o Banco do Brasil.

À frente do projeto Escalada está o diretor de Projetos Transversais do Pacto pela Paz, Gilnei Brauner. “O Pacto pela Paz trabalha com a vulnerabilidade lá do início. As crianças recebem aprendizado nas praças naturalizadas. Os jovens têm cursos nas escolas. Isso mostra que os programas trabalham com a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, afastam as pessoas da violência”, comenta Brauner. Ele destaca que através da UniSenac os alunos recebem conhecimentos na área de informática, com ênfase no Pacote Office.

Como funciona

O Escalada proporciona a estudantes de 14 a 22 anos conhecimentos que os possibilitem trabalhar como Jovem Aprendiz e conquistar a primeira oportunidade de emprego. O módulo garante aos estudantes acesso ao comportamento nas relações interpessoais, trabalho em equipe, comunicação violenta e não violenta e comportamento pessoal e profissional (postura, vestuário, ética, imagem e respeito à hierarquia).

A coordenadora pedagógica do Núcleo de Ensino UniSenac Campus Pelotas, Lidiane da Silva Irdes, sinaliza a importância da participação desses jovens, pois a área de TI vem crescendo, sendo que há vagas de trabalho, além da chance de eles seguirem na formação até o nível superior através de bolsas que são oferecidas. Uma das práticas, por exemplo, foi a visita técnica que ela proporcionou aos alunos no Parque Tecnológico, espaço que Victor não conhecia. “Lá eles participaram de palestras, conheceram empresas, além do contato direto com a tecnologia. É todo uma articulação de empoderamento desse conhecimento para aplicar no mercado, além das possíveis ideias que eles vão apresentar”.

De acordo com a representante do CIEE, Raquel Gonçalves, a instituição busca oportunidade no mercado de trabalho para esse jovens, mas os preparam antes. “Nós alcançamos um público que não vai se destacar tanto em uma entrevista, por exemplo.” O conteúdo das aulas envolve a elaboração do currículo, técnicas de entrevista e os impactos da tecnologia no mercado de trabalho.

Acompanhe
nossas
redes sociais