A placa furtada do Clube Comercial de Pelotas foi entregue à Polícia Civil na noite de terça-feira (15) pelo homem que comprou a obra. Na segunda-feira, uma catadora foi flagrada vendendo a placa por R$ 5 a um homem que saiu em um carro.
Segundo o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, a placa foi entregue à polícia pela própria pessoa que comprou após o A Hora do Sul repercutir o caso. Antes disso, a secretaria já havia identificado o responsável pela compra através da placa do veículo.
“Ela só foi largada na calçada e foi pago tão pouco por ela porque não é de bronze, é de madeira, então não tem valor comercial”, explica Pedrozo. Agora, a placa vai ser armazenada pela secretaria de Cultura e o secretário pretende fazer uma visita com equipe técnica da pasta para avaliar se há mais itens de valor cultural e histórico para serem resguardados.
A placa, datada 1968, foi uma homenagem do clube ao então presidente durante a ditadura militar, marechal Arthur Costa e Silva, em uma passagem dele por Pelotas. O prédio do Clube Comercial, no centro de Pelotas, está em ruínas e em estado de abandono há anos. Nas últimas semanas, o local foi arrombado e diversos objetos foram retirados. O imóvel foi construído em 1871 e é tombado pelo município desde 1982. Obras de restauro foram iniciadas, mas não tiveram andamento por falta de recursos.