Há 50 anos, a Escola de Saúde Pública foi convocada a executar os cursos de auxiliar de enfermagem do Trabalho em Pelotas. A proposta surgiu a partir de convênio entre a Secretaria de Saúde e a Fundação de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho. As professoras Leila Machado Silva e Helena Fortes, da Escola de Saúde Pública, reuniram-se com a reitoria da Universidade Católica de Pelotas para solicitar que o curso fosse realizado naquela instituição.
A realização do curso atendia uma proposição do então vereador, Élbio Abreu, aprovada pela Câmara de Vereadores, em julho de 1974. A proposta sugeria a viabilidade de ser firmado um convênio entre Secretaria de Saúde e a Universidade para a realização do curso de Auxiliar de Enfermagem para Medicina do Trabalho em Pelotas.
Na época, a professora Léia Machado da Silva, coordenadora dos cursos de auxiliar de enfermagem no Estado, afirmava que as perspectivas para os egressos destes cursos eram promissoras. O otimismo se alicerçava em uma portaria ministerial do Ministério do Trabalho, que obrigaria as empresas, a partir de 1975, a admitirem auxiliares de enfermagem com certificação em seus quadros funcionais.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 50 anos
Campanha termina com exposição no salão paroquial São José
O Departamento de Assuntos Culturais da Secretaria de Educação e Cultura e 5ª DE desenvolveu ao longo de um ano a campanha Torne o Rio Grande Mais Belo, de outubro de 1973 a 30 setembro de 1974. Para celebrar o encerramento da proposta foi realizada uma exposição dos trabalhos no salão da Paróquia São José Operário, no Fragata.
A mostra teve a supervisão do professor Nelson Abbott de Freitas e a coordenação do Serviço de Orientação Pedagógica Estadual Professora Sylvia Mello.
Participaram alunos do Sylvia Mello, das escolas estaduais Fernando Treptow; Nossa Senhora de Fátima, Visconde de Souza Soares, Doutor Ottoni Xavier e Margarida Gastal.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 100 anos
Aida Poggetti estrela apresentação no Sete de Abril dia 17
A imprensa local anunciou a realização de um festival de música promovido pelos acadêmicos de Pelotas, em conjunto com alunas do Conservatório de Música. O evento foi marcado para 17 de outubro no Theatro Sete de Abril.
A estrela convidada para a atividade cultural foi a cantora lírica gaúcha Aida Poggetti. A atividade foi dedicada ao intendente Augusto Simões Lopes, que estava há pouco mais de um mês no cargo e era um incentivador das atividades culturais.
Fonte: A Opinião Pública/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense