Nesta quinta-feira ocorre na 98º Expofeira de Pelotas, a partir das 8h, o Seminário do Leite. O evento será responsável por compartilhar novidades, tecnologias e tendências do setor para produtores rurais de leite e aos estudantes de graduação dos cursos de Zootecnia, Veterinária e Agronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Serão foco das palestras do evento pesquisa e inovação do leite, melhoramento genético de bovinos leiteiros, manejo e nutrição de bovinos leiteiros no período de transição, e dois cases apresentados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS): os produtores rurais Dércio Leitzke e Jairo Birgmann.
De acordo com o presidente da Associação dos Médicos Veterinários e professor de bovinos de leite do curso de Zootecnia da UFPel, Rogério Bermudes, o preço do leite vem melhorando para o produtor desde o começo do ano, subiu cerca de 32% entre janeiro e setembro.
“O município de São Lourenço do Sul é o quarto maior produtor de leite do Estado. Imagina se conseguimos desenvolver o setor em outras regiões da Zona Sul? Esse é o principal objetivo do seminário”, explica. A programação completa do evento está disponível no Instagram da Expofeira de Pelotas.
Presença das raças Jersey e Holandês
Criadores dos gados leiteiros Jersey e Holandês terão programação na Expofeira de Pelotas de hoje a domingo. Haverá ranqueamento válido pela Associação de Criadores de Gado Jersey e concurso leiteiro entre quinta-feira e sexta-feira. No sábado, ocorrerá a avaliação estética dos animais a partir das 9h. No domingo, ocorrerá almoço de confraternização e a entrega de prêmios.