Começa nesta segunda-feira (7), às 18h, dia da abertura da 98ª Expofeira de Pelotas, a 9ª edição do Arte na Rural, atividade cultural realizada no Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes, paralelamente à feira agropecuária. Neste ano a exposição leva à comunidade obras de artistas de Pelotas e de fora da cidade, incluindo uma obra do grafiteiro de nome internacional Eduardo Kobra. A visitação é até o dia 13 deste mês.
Na noite de abertura, no salão da Associação Rural de Pelotas, haverá apresentação solo da cantora Márcia Zambrano. O evento ainda contará com o lançamento do livro O Retratista de Satolep – Um olhar de Paulo Rossi. O livro apresenta uma coleção de 256 imagens, um apanhado que passa por patrimônio histórico, música, carnaval, retratos e futebol, entre outros temas, de Pelotas, feitas pelo jornalista e repórter fotográfico, Paulo Rossi.
Na terça-feira, às 15h, haverá o Leitura e Contação de Histórias para crianças de Escolas Municipais, em parceria com Ponto de Leitura Secretaria de Cultura Pelotas.
Caringi inspira Resiliência
A exposição terá obras de artistas locais como, Eduardo Devens e Vera Souto e do Coletivo Encruzilhadas de Barro. A mostra ainda apresenta a obra Resiliência, uma participação especial do artista Eduardo Kobra. A obra é uma releitura do Laçador, símbolo máximo dos gaúchos, criado pelo escultor pelotense Antonio Caringi.
Resiliência, de Eduardo Kobra, é um print certificado, série limitada autêntica e original, impressão em fine art com tintas à base de pigmentos minerais sobre papel Velvet, 110% algodão, que hoje integra o acervo do Instituto Caringi. A mostra foi organizada pela Comissão de Curadoria formada por Graça Marques, Lauer dos Santos, Nicola Caringi, Lúcia Weymar, Antonella Caringi de Aquino e Eleonora Campos da Motta Santos.
Iniciado em 2016
O Arte na Rural estreou em 2016, idealizado para acrescentar arte e cultura ao coração do agronegócio. Iniciativa de sucesso, tem a coordenação da médica e produtora rural, Ana Carolina Issler Ferreira Kessler. “Esta mostra de arte se alia à missão da Associação Rural de Pelotas, de integrar a população urbana ao trabalho e cultura da área rural. Nada como a arte para encantar e trazer o público para perto”, comenta a idealizadora e organizadora do evento, Ana Carolina.
A iniciativa é uma realização da Associação Rural de Pelotas e tem a parceria da Pró-Reitoria Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas. Em reconhecimento ao apoio à arte, o Arte na Rural recebeu o Prêmio Mérito em Extensão UFPel 2017-2020 e a Medalha Ordem do Mérito da Academia Pelotense de Letras.