Pelotenses são convocadas para seleção gaúcha de beach tênis

Raquete

Pelotenses são convocadas para seleção gaúcha de beach tênis

Mariana Vighi e Patrícia Zanetti vão disputar competição nacional em Vitória (ES)

Por

Pelotenses são convocadas para seleção gaúcha de beach tênis
Dupla (Patrícia à esquerda e Mariana à direita) foi chamada para participar do Brasileiro na categoria A (Foto: Arquivo pessoal)

As pelotenses Mariana Vighi e Patrícia Zanetti foram convocadas para a seleção gaúcha de beach tênis que defenderá o Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro da modalidade na praia de Camburi, em Vitória (ES). A competição vai de 20 a 24 de novembro com organização da Confederação Brasileira de Beach Tênis (CBBT).

O chamado se deu pela pontuação das duas no ranking dos torneios da Federação Gaúcha de Beach Tênis (FGBT). A dupla representará o Eleven Sports, de Pelotas, e competirá na categoria A. As demais categorias serão B, C e D, além da profissional e das definidas pela idade dos atletas (30 anos, 40 anos, acima de 50 anos, sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18).

Na categoria A, o time de cada estado é formado por dois homens e duas mulheres – no caso do RS, Mariana e Patrícia. No primeiro jogo elas formarão dupla, já que é um duelo feminino. A segunda partida da seleção gaúcha envolve duplas masculinas e a terceira, em caso de uma vitória para cada equipe, será com times mistos (um homem e uma mulher).

Após dois dias do campeonato nacional com disputas por seleções estaduais, haverá paralelamente um torneio também de nível brasileiro.

Esporte em ascensão

O crescimento do beach tênis é visível e a febre salta aos olhos em Pelotas, principalmente a partir da eclosão da pandemia em 2020. Em uma rápida pesquisa na internet, pelo menos nove complexos oferecem quadras de areia para a prática da modalidade na cidade.

Pelo segundo ano consecutivo, a Copa do Mundo será em São Paulo. A próxima edição está marcada para acontecer entre os dias 9 e 15 de dezembro. A organização estima que a quantidade de participantes mais que dobrará, saltando dos 12 mil atletas de 2023 para cerca de 25 mil em 2024.

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) aponta que o número de praticantes da modalidade no país triplicou entre 2021 e o ano passado: de 400 mil para cerca de 1,1 milhão de atletas. Patrícia, por exemplo, pratica beach tênis desde muito antes – começou em 2017.

“Jogo desde 2020, no auge da pandemia quando abriu o Eleven. Nem podia ainda a modalidade duplas, conheci o beach na modalidade simples (um contra um). Aos poucos, com as coisas normalizando, foi começando a modalidade duplas e venho jogando desde então, conciliando com o padel”, conta Mariana.

Galeria

Mariana Vighi (Foto: Arquivo pessoal) Patrícia Zanetti (Foto: Arquivo pessoal)

Acompanhe
nossas
redes sociais