Com a proximidade do Dia das Crianças, a campanha #PelotasEuComproAqui, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), ganha maior destaque. A iniciativa, criada para engajar os empresários na busca de qualificar o relacionamento com clientes, pretende também mostrar à população sobre a importância de valorizar as empresas locais.
A data comemorativa, considerada importante para alavancar as vendas, é mais uma oportunidade para recuperação do comércio, que em Pelotas sofreu bastante nos meses de abril e maio. Conforme previsão da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL-RS) as vendas destinada ao dia das crianças podem passar de R$ 1 bilhão no Estado.
Na avaliação do Conselho Gestor da CDL, a preparação para a principal data do comércio em outubro vem sendo positiva e tem alta expectativa, visto que duas datas importantes (Dia das Mães e dos Namorados) foram prejudicadas durante as enchentes. “Sabemos que a tendência é as pessoas irem às compras na última semana. Mesmo assim, já vemos movimentação dos lojistas engajados para oferecer novidades e criar campanhas especiais”, comenta o integrante do conselho, Daniel Centeno.
A campanha #PelotasEuComproAqui ainda é uma forma de valorizar os empresários que acreditam na cidade. Da mesma forma, mostrar para a população que a compra no comércio local gera emprego, renda e que pode ser estimulada por todos ao optarem pelas empresas locais.
Incentivo às vendas
A proprietária da Badulak’s Acessórios, Jociara Duarte, entende como sendo importante a iniciativa de demonstrar a importância do consumo em empresas locais. Com duas lojas, uma localizada no Calçadão da Rua Sete de Setembro, e outra na Marechal Deodoro, ela sente o impacto do comércio eletrônico especialmente na loja que tem confecções de roupas.
“Na loja de bijuterias não noto que exista concorrência com o comércio online, pois as clientes gostam de olhar a qualidade de bijuteria, de tocar. Já na parte de confecção de roupas, lojas chinesas como a Shein diminuem as nossas vendas sim”, avalia.
Como consumidora, Jociara não tem o hábito de comprar de forma on-line, mas utiliza as redes sociais Instagram e WhatsApp para alavancar as vendas. “Eu gosto de experimentar a peça, tocar, ver a qualidade do tecido. Já a minha filha, compra seguido na Shein”, comenta.
Opção pelas compras presenciais
As consumidoras Isabel Dias e Elis Regina Cruz dão preferência para as compras no comércio local. Entretanto, na avaliação de Isabel, atualmente falta diversidade de produtos nas lojas existentes em Pelotas. “Faz muito tempo que não compro nada, mas quando preciso busco opções na cidade. Pela internet, só comprei livros até hoje”, diz.
Já Elis nunca comprou de forma online, por não ter grande afinidade com o uso de computadores e celulares. De acordo com a aposentada, mesmo que tivesse, não compraria, pois também gosta de verificar a mercadoria no ato da compra. “Hoje eu estou levando uma nova bombacha para o meu neto como parte do presente de dia das crianças”, conta.