Há 100 anos, o Conselho Municipal sob presidência de Manoel Luiz Osório realizou sua primeira reunião, sob a intendência, Augusto Simões Lopes, do recém empossado. Os trabalhos foram secretariados pelo conselheiro Carlos G.Giacoboni e, na ocasião, foram escolhidos as seguintes comissões. Eram elas:
Fazenda: Carlos G.Giacoboni, Eugênio A.Rodrigues e Camilo Pires
Justiça e Petições: Teófilo Torres, João F. Barbosa e Gustavo Brauner Filho
Obras e Melhoramentos: Camilo Pires, Arthur Assumpção e Carlos G. Giacoboni
Redação e Legislação: Eugênio A. Rodrigues, Gustavo Brauner Filho e Otto Mielke.
Há 90 anos
Clube Comercial realiza o Baile da Primavera
O Clube Comercial promovia o Baile da Primavera. Para o evento foi programada a entrega dos prêmios aos vencedores do torneio de bilhar, nas suas diferentes categorias, e o baile comandado pela orquestra Chiquinho.
À meia-noite, ocorreu a eleição da rainha da Primavera, com a troca de tituladas. A então rainha da Primavera 1933, Noemi Osorio, entregou a faixa para Leonor Zambrano, eleita com 58 votos, seguida de Yolanda Rosa e Sueli Vieira.
A nova rainha, recém coroada, no salão de Honra da entidade, marcou o momento com uma “polonaise” (dança) com o vice-presidente do Clube, Oscar Luiz Pereira da Silva.
Fonte: jornal Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 50 anos
Secretário de Turismo do Estado abre Semana de Comunicação Social
O secretário de Turismo do Estado, Roberto Eduardo Xavier, abriu ontem às 20h, na Universidade Católica de Pelotas, a 5ª Semana de Comunicação Social, falando sobre a realidade do mundo atual, analisando alguns dos principais problemas contemporâneos e salientando alguns aspectos futuros dos meios de comunicação, que “sofrerão grandes mudanças, desaparecendo os pequenos”.
Xavier ainda abordou a importância da valorização dos recursos naturais como fator de desenvolvimento econômico. O secretário ainda criticou o êxodo rural, que causaria o inchaço das grandes cidades, provocando o surgimento de megalópoles, que, por causa do barulho, da poluição e da sub-alimentação, ele chamava de “neurópolis”.
Fontes: jornal Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense