Pelotas acumula 400 milímetros de chuva

Clima severo

Pelotas acumula 400 milímetros de chuva

Em Rio Grande, o aumento do arroio das cabeças deixou 18 famílias desabrigadas

Por

Atualizado quarta-feira,
25 de Setembro de 2024 às 11:00

Pelotas acumula 400 milímetros de chuva
Chuva forte segue até quinta-feira (Foto: Jô Folha)

O amanhecer desta quarta-feira (25) na Zona Sul do Estado é com tempestades com chuva moderada a forte, descargas elétricas e rajadas de vento intenso. Pelotas registrou 57 quilômetros por hora (km/h) e já acumulou 400 milímetros de chuva em três dias. Até o momento, há uma família desabrigada. Em Canguçu, os ventos foram de 60 km/h. Ainda pela manhã, a Defesa Civil informou que teve granizo em Piratini e Arambaré.

A previsão é de mais chuva e tempestades ao longo do dia. A tendência é que a instabilidade continue atuando na região, e se desloque nas direções Leste/Sudeste.

Na noite de terça-feira, em Morro Redondo, a Defesa Civil municipal informou que várias pontes estão submersas devido ao grande volume de chuva no município e, em São José do Norte, a pista da BR-101 está alagada até Tavares.

Em Rio Grande, residências foram afetadas na Vila da Quinta por conta do evento adverso de chuvas intensas. No momento, existem 18 pessoas desabrigadas no município. Além disso, as aulas foram suspensas em 12 escolas da rede municipal de ensino nesta quarta-feira (25). Confira as escolas:

Quinta e Vila da Quinta

EMEF Olavo Bilac (Vila da Quinta)
EMEF Bento Gonçalves (Quinta)
EMEF Coriolano Benício (Quinta)
EMEI Frederico Bergamashi (Nova Quinta)
EMEI Abel Troca (Vila da Quinta)

Ilha dos Marinheiros

EMEF Coração de Maria
EMEF Renascer
EMEF Apolinário Porto Alegre
EMEF Sylvia Centeno

Povo Novo

EMEF Alcides Maia

Zona Urbana de Rio Grande

EMEF Ramiz Galvão (Vila Mangueira)
EMEF Maria da Graça Reis (Barra)

Previsão

Nesta quarta-feira, a frente fria ainda segue estacionária ao longo do dia, com chuva persistente e temporais mais intensos na metade Sul. Os volumes podem variar de 50 a 140 mm/dia no Oeste, Campanha, Sul e Costa Doce. Durante a noite, a frente fria começa a avançar para as demais regiões do Estado, trazendo risco de temporais. As rajadas de vento ficam em torno de 40 a 80 km/h em praticamente todo território gaúcho.

Na quinta-feira (26), a frente fria segue avançando sobre o Rio Grande do Sul, favorecendo chuva de intensidade moderada a pontualmente forte, tempestades isoladas nas Missões, Noroeste, Centro, Vales, Região Metropolitana e Litoral Médio. Os volumes ficam em torno dos 30 aos 70 mm/dia.

A tendência é que, na madrugada de sexta-feira (27), ainda chova um pouco na metade Norte do Estado, e ao longo do dia o tempo volta a ficar firme devido a atuação de uma região de alta pressão.

Acompanhe
nossas
redes sociais