“A saúde mental está ganhando mais importância e visibilidade”

Abre aspas

“A saúde mental está ganhando mais importância e visibilidade”

Josiane Costa Espanton oferece atendimento psicológico gratuito no setembro amarelo

Por

Atualizado segunda-feira,
23 de Setembro de 2024 às 11:38

“A saúde mental está ganhando mais importância e visibilidade”
Josiane Costa Espanton, formou-se em psicologia na UCPel Josiane Costa Espanton, 40 anos, formou-se em psicologia na UCPel em 2006 e atua como psicóloga clínica e organizacional (Foto: Divulgação)

Como nasceu a ideia de oferecer o atendimento psicológico gratuito?

A ideia nasceu em 2015, quando organizei pela primeira vez um grupo de profissionais voluntários para atendimentos gratuitos, junto com colegas de uma turma de especialização que eu administrava e também era aluna. A partir dessa ação, continuamos realizando anualmente, na clínica, nos meses de janeiro (alusivo ao janeiro branco) e setembro, (alusivo ao setembro amarelo). Além disso, no período das enchentes no Estado, também disponibilizamos atendimentos gratuitos para vítimas, familiares e equipes de resgate/voluntariado.

De que maneira se obteve a contribuição dos psicólogos voluntários?

A cada ação que fazemos enviamos mensagem para os psicólogos parceiros da SouPlenus, ou por atenderem em nosso espaço de coworking, ou por serem cadastrados e ativos no sistema de agendamento de consultas no site da clínica.

Na sua avaliação, ações como essa podem ajudar a população a valorizar as questões envolvendo saúde mental?

A saúde mental está ganhando cada vez mais importância e visibilidade. As pessoas estão entendendo que não há saúde sem saúde mental, e estão mais abertas para cuidar as próprias emoções. Ações como a campanha setembro amarelo provocam reflexões sociais e promovem o autocuidado, pois encorajam as pessoas a olharem as suas questões emocionais com respeito, o que facilita a busca por um profissional para tratar angústias e aflições. Todos somos responsáveis pela promoção de bem-estar e saúde mental. Se cada empresa ou instituição de saúde fizer a sua parte, a comunidade toda se fortalece.

Quais as instruções básicas para quem quer participar?

Os agendamentos são feitos através do site souplenus. Ao acessar, a pessoa pode selecionar se está precisando de suporte emocional ou se está em risco de suicídio. Em seguida, ela fará um cadastro rápido, preenchendo alguns dados básicos. A partir desse cadastro, ela terá acesso a lista de profissionais voluntários, pode conferir mais informações sobre o trabalho de cada um deles e escolher o melhor dia, horário e modalidade (presencial ou online) para o atendimento. Ao clicar no horário, o agendamento estará concluído.

Acompanhe
nossas
redes sociais