Como nasceu a ideia de oferecer o atendimento psicológico gratuito?
A ideia nasceu em 2015, quando organizei pela primeira vez um grupo de profissionais voluntários para atendimentos gratuitos, junto com colegas de uma turma de especialização que eu administrava e também era aluna. A partir dessa ação, continuamos realizando anualmente, na clínica, nos meses de janeiro (alusivo ao janeiro branco) e setembro, (alusivo ao setembro amarelo). Além disso, no período das enchentes no Estado, também disponibilizamos atendimentos gratuitos para vítimas, familiares e equipes de resgate/voluntariado.
De que maneira se obteve a contribuição dos psicólogos voluntários?
A cada ação que fazemos enviamos mensagem para os psicólogos parceiros da SouPlenus, ou por atenderem em nosso espaço de coworking, ou por serem cadastrados e ativos no sistema de agendamento de consultas no site da clínica.
Na sua avaliação, ações como essa podem ajudar a população a valorizar as questões envolvendo saúde mental?
A saúde mental está ganhando cada vez mais importância e visibilidade. As pessoas estão entendendo que não há saúde sem saúde mental, e estão mais abertas para cuidar as próprias emoções. Ações como a campanha setembro amarelo provocam reflexões sociais e promovem o autocuidado, pois encorajam as pessoas a olharem as suas questões emocionais com respeito, o que facilita a busca por um profissional para tratar angústias e aflições. Todos somos responsáveis pela promoção de bem-estar e saúde mental. Se cada empresa ou instituição de saúde fizer a sua parte, a comunidade toda se fortalece.
Quais as instruções básicas para quem quer participar?
Os agendamentos são feitos através do site souplenus. Ao acessar, a pessoa pode selecionar se está precisando de suporte emocional ou se está em risco de suicídio. Em seguida, ela fará um cadastro rápido, preenchendo alguns dados básicos. A partir desse cadastro, ela terá acesso a lista de profissionais voluntários, pode conferir mais informações sobre o trabalho de cada um deles e escolher o melhor dia, horário e modalidade (presencial ou online) para o atendimento. Ao clicar no horário, o agendamento estará concluído.